A Alpargatas (ALPA4) informou ao mercado que realizou a venda da unidade de negócio relativa à operação da marca Mizuno no Brasil para a Vulcabras Azaleia (VULC3).
A alienação corresponde aos ativos da Mizuno – exceto os industriais –, além das atividades de comercialização dos produtos da marca, incluindo os canais de e-commerce e as lojas exclusivas, bem como a relação contratual com a Mizuno Corporation, empresa japonesa detentora da marca globalmente.
A avaliação base do negócio gira em torno de R$ 200 milhões, embasada no capital de giro da marca. Pelo acordo, os atuais recebíveis da Mizuno ficam com a Alpargatas e serão contabilizados na estrutura de pagamento da operação.
O acordo ainda prevê que a Vulcabras deverá pagar o valor estimado de R$ 32,5 milhões à Alpargatas, sendo R$ 10 milhões até o fechamento da operação e o restante em até cinco dias úteis após a determinação do valor final, que será ajustado de acordo com o estoque de produtos.
A Alpargatas comunicou que a venda faz parte de seu plano estratégico, uma vez que poderá intensificar seu plano de crescimento, priorizando as marcas Osklen e Havaianas.
Nesse sentido, a companhia poderá remodelar e reestruturar suas fábricas para que estejam preparadas para atender ao crescimento dos novos produtos que serão lançados no Brasil e no exterior.
Por outro lado, a Vulcabras viu a oportunidade de adquirir a marca porque poderá ampliar ainda mais sua relevância no segmento de artigos esportivos, onde a Mizuno possui uma forte presença. A empresa é dona da Olympikus e faz a gestão da Under Armour no Brasil.
Por fim, a transação ainda está sujeita ao cumprimento de determinadas condições pendentes, incluindo a separação da unidade de negócio da Mizuno em uma nova empresa, além da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Mizuno está presente no Brasil há mais de 20 anos. Ela é uma das líderes no mercado de artigos esportivos, faturando cerca de R$ 444 milhões em 2019.
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