A empresa destacou o crescimento de 12% da receita líquida da Havaianas Internacional no trimestre, atingindo 46% da receita líquida total da Alpargatas (ante 33% em 2T19). Esse resultado foi impulsionado por EMEA (Europa, Oriente Médio e África), EUA e China e pela performance operacional da cadeia de suprimentos.
As vendas cresceram 550% no site da Havaianas. Sua receita líquida aumentou 5% em maio e 25% em junho, porém houve uma retração de 20% na comparação trimestral.
Já na América do Norte e Caribe, a companhia registrou crescimento da receita líquida de 28% no 2T20, impulsionado pelas vendas online (DTC e B2B), que cresceram 227% no 2T20. As vendas no “Havaianas.com” cresceram 297%; as vendas B2B online, 189% no 2T20.
Na China, a empresa registrou um crescimento da receita líquida de 69% no 2T20, impulsionado pelas vendas online nas plataformas de marketplace, que em junho atingiram o mesmo patamar da “Havaianas.com” EMEA.
O lucro líquido consolidado da companhia teve um aumento de 53,1% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 29,1 milhões), ficando em R$ 44,5 milhões.
O lucro líquido recorrente – excluindo principalmente os ganhos tributários e as despesas relacionadas à Covid-19 – foi de R$ 16 milhões no 2T20, uma queda de 75,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As despesas com vendas, nas quais estão inclusos fretes, propaganda, marketing, comissões, royalties, licenças e provisão de devedores duvidosos (PDD), foram de R$ 273,5 milhões no 2T20, uma queda de 4,6% em relação ao mesmo período de 2019.
A companhia ainda informa que houve uma otimização dos investimentos de propaganda e marketing, centralizando o controle na área corporativa, com foco em performance marketing.
A PDD – criada no 2T20, em virtude dos efeitos da pandemia –, foi de R$ 29 milhões, o que representa um aumento de R$24 milhões ante o 2T19. Essa provisão maior, bem como a queda da receita em 2T20, justificam o aumento de 6,4pp na proporção da receita líquida.
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