Radar do mercado: Centauro (CNTO3) faz oferta para compra da Netshoes

O Grupo SBF S.A., dono da rede de lojas Centauro, informou ontem (23) aos seus acionistas e ao mercado em geral que apresentou proposta concorrente para aquisição da Netshoes, da ordem de US$ 87 milhões.

A Centauro afirma que tomou o conhecimento, em 29 de abril de 2019, da celebração pelo Magazine Luiza (MGLU3) e pela Netshoes do “Agreement and Plan of Merger”, que contempla a aquisição, pelo Magazine Luiza da totalidade das ações da Netshoes, por um preço unitário de US$ 2,00, totalizando aproximadamente US$ 62 milhões.

 

Deste modo, em 2 de maio de 2019, o presidente de seu Conselho de Administração convocou reunião extraordinária do Conselho para solicitar à Diretoria que realizasse análise sobre os negócios da Netshoes, a fim de avaliar uma potencial transação estratégica.

Em 22 de maio, houve outra reunião para seguir com a deliberação do tema em questão. A companhia acredita que isso beneficiará sua estratégia de crescimento de plataforma digital impulsionada pela multicanalidade. Além disso, é um caminho vantajoso sob o ponto de vista da possibilidade de reduzir a concentração na moda esportiva, oferecendo um portfólio mais amplo que possibilite aumento na base de clientes.

Além disso, a empresa alega ter identificado mecanismo que regula a possibilidade de apresentação por qualquer terceiro de proposta concorrente ao quadro de diretores (board of directors) da Netshoes, que são obrigados a avaliar a proposta de aquisição apresentada de boa-fé por terceiros interessados antes da realização da Reunião Especial de Acionistas da Netshoes, reunião na qual seria deliberada a venda da empresa para o Magazine.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

A proposta em questão deve contemplar uma transação capaz de ser consumada prontamente e que seja mais favorável aos acionistas da Netshoes, sob a ótica financeira. Deste modo, a Centauro fez proposta de US$ 2,80 por ação, perfazendo um volume financeiro total de aproximadamente US$ 87 milhões, o que representa um prêmio de 40% sobre a proposta do Magazine Luiza.

A Centauro diz existir “financiamento aprovado por instituições financeiras de primeira linha em condições razoáveis e montante suficiente para subsidiar potencial aquisição da totalidade das ações da Netshoes”.

Vale ressaltar que o Magazine Luiza também publicou ontem (23), via fato relevante, que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, publicou na mesma data o despacho da Superintendência Geral que aprovou a compra da Netshoes sem restrições.

No mais, acreditamos que haveria bom ganho de escala para a Centauro, pois novos contratos seriam incorporados, e passaria de uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões ao ano para R$ 4,1 bilhões, ao se somar com os R$ 1,8 bilhão de receitas da Netshoes (como realizado no ano de 2018).

Entretanto, acreditamos que que seu valuation se encontra muito pouco atrativo, adicionalmente existem oportunidades melhores no setor em que a Centauro participa. Não obstante, neste momento muitas incertezas permeiam o papel, de modo que há alta incidência de atividades especulativas sobre ele. Sendo assim, permanecemos de fora de CNTO3.

ACESSO RÁPIDO
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Tiago Reis
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1 comentário

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  • Douglas Felipe Barbosa 24 de maio de 2019
    Será que a MGLU3 aumenta a proposta inicial?Responder