A Alpargatas comunicou ontem (11) ao mercado que, na mesma data, foram concluídas as negociações com a Periwinkle Fashions Private Limited, uma sociedade indiana, para constituição na Índia de uma joint venture, a Alpargatas India Fashions Private Limited.
Segundo o informado, a Alpargatas India desenvolverá o negócio de “Havaianas” na Índia e será detida pela Alpargatas e Shoezone Lifestyle LLP, esta última uma sociedade controlada da Periwinkle, na proporção inicial de, respectivamente, 51% (participação Alpargatas) e 49% (participação da Shoezone) do capital social total e votante. Diante disso, um acordo de acionistas da Alpargatas India foi celebrado nesta data, assim como outros contratos e documentos acessórios para a operação.
No âmbito do comunicado acima, vale lembrar que recentemente, em meados de novembro desse ano, a Alpargatas havia comunicado ao mercado o seu interesse em ampliar ainda mais o market share da Dupé no Brasil.
No entanto, é importante lembrar que a Dupé é utilizada de forma complementar aos produtos da marca Havaianas, não sendo, portanto, representativa no faturamento anual da Alpargatas.
Dito isso, é interessante lembrar que a Havaianas é uma marca que já possui uma importante fatia de mercado no país e que também se destaca fortemente no cenário internacional, mercado esse que se caracteriza por proporcionar boas margens para esse produto.
Nesse sentido, vale mencionar que a estrutura de Havaianas já conta com 5 mercados: Brasil, EMEA (Europa e Oriente Médio), América do Norte, APAC (Ásia & Pacífico), LATAM (América Latina) e África.
Com essa notícia divulgada ontem, a Índia (importante mercado de varejo mundial) também fará parte da estrutura mercadológica da Havaianas nos próximos anos.
Vale lembrar, contudo, que estes mercados são suportados pelas áreas globais de Marketing e Produtos Havaianas, Design e Inovação e Planejamento e Análise de Negócios, responsáveis por desenvolvimento de conteúdo, diretrizes e compartilhamento de melhores práticas para as marcas Havaianas e Dupé, nestas regiões.
Assim, para aqueles que seguem nossas recomendações e se associaram à Itaúsa no passado, é factível entender que tal estratégia adotada pela Alpargatas poderá contribuir para melhores resultados da holding, que passou a controlar a companhia em meados de setembro do ano de 2017, ou seja, há pouco menos de um ano.
Assim sendo, reforçamos nossa recomendação de que, para os investidores que tenham interesse em se associar a esta companhia dona de marcas bastante conceituadas no mercado nacional e internacional, como Havaianas, Osklen, Topper e Mizuno, por exemplo, sugerimos que o façam através da holding Itaúsa, companhia essa que se destaca no mercado de capitais brasileiro por seu ótimo histórico operacional e excelente capacidade de gestão.
Leia mais sobre Radar do Mercado