Quais os principais pontos para uma boa análise de uma ação?
Eu estou sempre publicando vídeos no YouTube no meu novo canal individual. Fica o convite para você se inscrever no meu canal clicando aqui.
Avaliar uma empresa e decidir se vale à pena investir em suas ações envolve muitos aspectos, que vão desde aspectos mais tangíveis, como a análise de seus números operacionais, margens, e outras métricas, até aspectos mais intangíveis, que não aparecem exatamente nos números imediatamente, como gestão e governança, por exemplo.
Fato é que realizar uma análise antes de investir em ações é fundamental, já que ela permite que o investidor consiga identificar e reconhecer riscos, pontos positivos e oportunidades relacionadas à empresa.
Eu diria que alguns dos principais pontos que o investidor deve considerar e avaliar na hora de adquirir uma empresa são:
A) Histórico de resultados: apesar de não ser possível afirmar que o passado se repetirá no futuro, empresas com históricos positivos de resultados são grandes candidatas a continuar apresentando resultados atrativos no longo prazo, especialmente quando não ocorreram mudanças estruturais na empresa e nem mudanças relevantes na estratégia, segmento e gestão.
B) Métricas de rentabilidade: avaliar métricas de rentabilidade é também fundamental, pois empresas que remuneram o patrimônio e o capital investindo acima dos pares e da média dos setores, são geralmente empresas que demonstram ser bem remuneradas, eficientes, que possuem vantagens competitivas e que tendem a entregar resultados acima da média no longo prazo. Se você tem a opção de comprar duas empresas inseridas em um mesmo setor, sendo que uma possui indicadores como ROE e ROIC muito superiores a outra do segmento, é bem provável que ela seja um melhor investimento.
C) Avaliar a saúde financeira da empresa: investir em empresas saudáveis é fundamental para obter sucesso no mercado no longo prazo. Por isso, o investidor deve buscar empresas saudáveis, que estão com um endividamento controlado, margens saudáveis, e preferencialmente não estejam queimando muito caixa com suas operações e investimentos pouco rentáveis.
D) Valuation: por fim, realizar um valuation é outro aspecto fundamental de uma análise, pois de nada servirá comprar um ativo de uma ótima empresa, se o investidor estiver pagando muito caro. Para realizar o valuation, e ter uma noção mais precisa da precificação daquela empresa, o investidor pode optar pela análise comparativa de múltiplos, geralmente bastante eficiente, ou utilizar o fluxo de caixa descontado.
E) Gestão: avaliar a gestão de uma empresa pode não ser uma tarefa tão simples, porém algumas provas de que a empresa possui uma gestão eficiente podem ser obtidas se a empresa realizou historicamente boas alocações de capital (investimentos eficientes e a preços atrativos), opera com margens maiores que a de pares historicamente, consegue crescer acima de seus concorrentes e do setor, possui um management alinhado, com posição acionária na companhia e um bom track record no caso de terem vindo de outras empresas.
Além desses pontos citados, existem outros que o investidor pode se atentar, como: governança, vantagens competitivas, perenidade do segmento, ciclicidade do setor, vantagens competitivas, dentre outros fatores.