Pullback: entenda o que é o movimento de reversão de um ativo

O mercado de renda variável, como o próprio nome sugere, possui um dinamismo que pode fazer o preço de um ativo cair ou subir a qualquer momento. Dentro dessa lógica, um dos movimentos que podem acontecer de uma hora para outra é o chamado pullback.

O movimento de pullback é fortemente relacionado a uma mudança na tendência de preços em que o ativo se encontra. Porém, ele pode ocorrer tanto para uma tendência de queda ou de alta.

O que é pullback?

Pullback é um termo da análise gráfica correspondente ao movimento contrário de uma tendência. A tradução de pullback é puxar.

Logo, o conceito de pullback remete a um movimento de correção repentino que contraria a tendência do mercado. Por isso, um investidor pode, ao perceber um pullback, definir o momento apropriado para comprar ou vender ações.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC97EF13F8_

Características de um pullback

O pullback pode acontecer em qualquer direção. Seja como for, este fenômeno se dá dentro de uma tendência maior de mercado.

Algumas das principais características do pullback é o movimento natural e benéfico para o mercado. Isso ocorre por que ele delimita um ponto em que vários negociadores estarão obtendo lucros e zerando suas posições.

Assim, quando o movimento termina, a tendência que o gráfico seguia anteriormente prossegue, até que ocorra outro ponto.

Nesse sentido, na análise técnica, o pullback aparece em todas as ondas de movimento do mercado.

Sendo assim, pode-se dizer que, pelo ponto de vista da análise gráfica, esse evento oferece uma nova oportunidade de comprar o ativo no melhor momento com preço ideal.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC97EF13F8_

Como identificar um pullback?

O gráfico de um pullback pode ser identificado em ativos que apresentam grandes chances de reversão de tendência.

Ou seja, o ativo está se valorizando, mas mostra sinais de que pode cair. Ou no caso de um ativo desvalorizado, estar prestes a surfar em um movimento de alta. Assim há dois Pullbacks que podem ser encontrados:

·         Pulback de alta: Quando o ativo está em queda, mas apresenta sinais que pode iniciar um movimento de alta;

·         Pulback de baixa: Ativos que estão se valorizando, podem em algum momento, mostrar sinais de desvalorização e assim, geram uma oportunidade de ganhar dinheiro com a queda deles.

Quando mencionamos sinais, estamos falando sobre uma tendência primária, ou um primeiro movimento que pode ser visto por gráficos e estudos similares. Tal movimento sugere uma reversão de tendência.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC97EF13F8_

O que é um movimento de reversão?

A reversão, no mercado de capitais, ocorre quando o preço reverte uma tendência maior, a qual vinha seguindo. Ela se dá por níveis específicos do gráfico.

Um indício de que é uma reversão, ocorre quando o preço se aproxima de um nível importante de suporte, resistência, últimas ondas de Elliott ou “ex-consolidação”.

Portanto, percebe-se um pullback no gráfico quando há uma reversão em um curto período que faz com que o ativo sofra retração, retornando depois à tendência principal.

Sendo assim, esse movimento é muito utilizado na análise técnica, por isso investir com base nele contém um risco considerável.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC97EF13F8_

Quais são os riscos do pullback?

Os riscos são consideráveis, visto que há um grau especulativo sobre a estratégia.

Quando o investidor especula sobre uma eventual movimentação de um ativo, tanto para cima quanto para baixo, a expectativa pode não se confirmar, fato que pode gerar perdas.

Uma forma de evitar perdas substanciais com o pullback está fazer uma gerenciamento de risco.

Na gestão de riscos, o investidor pode inserir stop loss e limites para operações, assim, o investidor se assegura que não vai comprometer parte considerável do seu patrimônio em tais operações.

Você compreendeu como funciona o pullback? Ainda tem dúvidas, então deixe uma pergunta.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC97EF13F8_

Perguntas frequentes sobre pullback
O que é pullback?

O Pullback é um movimento de reversão que pode acontecer tanto para cima quanto para baixo.
Tal movimentação ocorre em ativos negociados em bolsa. Quando identificado, os investidores podem operar esperando que o ativo vá realizar a reversão, já identificada na movimentação primária.

Quais as características de um pullback?

O pullback é um movimento natural que acontece no mercado. Tendências de alta ou queda são revertidas constantemente e por isso, a análise gráfica é utilizada para encontrar os sinais primários. Assim, o investidor tem a oportunidade de aproveitar tais movimentações ainda no início, conseguindo extrair o máximo de performance do trade.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
1 comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Hugo Borges 4 de março de 2020
    Boa leitura!Responder