O PSR é um indicador utilizado na análise fundamentalista para avaliação do preço de ativos financeiros.
Por meio do PSR é possível encontrar, por exemplo, empresas que estão na fase de crescimento ou que não estejam sobrevalorizadas. Investidores de valor buscam empreendimentos que estejam em situações como estas.
O que é PSR?
O significado de PSR corresponde à expressão Price to Sales Ratio, que em português significa índice de preço em relação a vendas. Ou seja, essa métrica é dada pelo valor da empresa dividido por sua receita operacional líquida.
O Price to Sales Ratio é uma das ferramentas da análise fundamentalista para apontar o desempenho das vendas. Assim, isso possibilita que a empresa avalie suas vendas e também faça um comparativo frente aos concorrentes.
Para que uma empresa gere receita, ela precisa vender algo. Por isso, este item é caracterizado como o conjunto de recursos que ingressou decorrente da comercialização dos produtos ou serviços.
Como funciona a relação preço/venda (P/S)?
A relação preço/venda mede o quanto custaria a compra de uma empresa em termos de vendas. Um nível mais baixo de preço/venda indica que a empresa é um investimento mais atrativo, visto que pode estar relativamente desvalorizada.
Em sua essência, esta relação se utiliza do valor da empresa e não da capitalização de mercado. A relação preço/venda soma dívidas e ações preferidas ao valor de mercado e subtrai o caixa. Assim, esse é um fator importante a se considerar para avaliar o PSR.
Visto que é responsável pela carga de dívida de uma empresa, a relação preço/venda é considerada superior.
O valor do PSR varia segundo o setor de atividade. Isso por o indicador ser relacionado diretamente à receita, e o volume de vendas em um ramo pode ser mais elevado na comparação com setores distintos.
Embora receita e lucro sejam cálculos distintos, um bom número de vendas tende, por princípio, a resultar em uma boa lucratividade.
O lucro é também uma métrica considerada na avaliação de negócios. Mas, no caso de companhias que estão com prejuízo ou com lucro deprimido, estas serão avaliadas pelas suas vendas. Quanto menor o valor do indicador, mais atrativa a ação se torna para o investidor.
Qual a fórmula do PSR?
Em busca de realizar o cálculo do Price to Sales Ratio, existe uma fórmula que facilita na hora de fazer as contas.
Assim, a fórmula do Price To Sales Ratio é bem simples: basta apenas dividir o valor de mercado da empresa pela sua receita líquida total dos últimos 12 meses.
- PSR = Preço da Ação / Receita Líquida por Ação
O cálculo acima é empregado nos seguintes cenários de investimentos:
- Procurar empresa com valor de 1, valor considerado justo;
- Comparar empresas do mesmo setor (para avaliar chance de lucro retornando);
- Combinar P/S com P/L para aprofundamento da análise fundamentalista;
Portanto, quanto maior o valor de mercado, maior é o PSR. Por outro lado, quanto maior a receita líquida total, menor é o price to sales ratio.
Dessa forma, fica mais fácil avaliar a viabilidade de investimento de uma empresa, bem como analisar as suas operações.
Como utilizar o PSR?
O analista de investimentos Kenneth Fisher ficou famoso por calcular o PSR nas suas avaliações de ações, o que o levava a tomar suas decisões de investimentos.
Dessa forma, ele sempre procurava empresas com índice menor que 1,0. Com o indicador abaixo desse patamar, encontramos ativos com valores inferiores ao preço justo. Esse exemplo de Fisher reflete uma das aplicações de PSR possíveis.
Portanto, quanto mais próximo o PSR ficar de 1, melhor o sinal da avaliação do mercado sobre o ativo. Indicando que o preço estabelecido está correto.
Seguindo essa lógica apresentada, empresas com índice abaixo de 1 estariam subvalorizadas e poderiam representar uma boa oportunidade de investimentos.
Outra forma de usar esse indicador fundamentalista é na comparação do lucro por ação da empresa. Nesse cenário, o PSR precisa ser combinado com Preço/Lucro (P/L) para confirmação do valor. Por exemplo: uma empresa com P/L considerado baixo (bom), porém com PSR alto (ruim), sinaliza para o investidor que algo está errado com o lucro.
Ou seja, é possível que houve um lucro não-recorrente registrado para aquela empresa, pois os dois indicadores se divergem. Por princípio, os indicadores para análises fundamentalistas tendem a funcionar melhor se combinados.
Qual a limitação do Price to Sales Ratio?
O PSR não considera se a empresa tem lucros ou apresentará qualquer categoria de lucro. Por exemplo, o índice P/S difere em todos os tipos de empresas e indústrias.
Ainda, o PSR não fornece informação sobre o lucro ou custos da empresa, por isso é importante que os investidores analisem o PSR junto de outros índices financeiros.
Assim, fazer um investimento baseado em apenas um indicativo tende a gerar resultados tendenciosos, o que nem sempre se reflete numa rentabilidade alta para o investidor.
Portanto, é preciso fazer uma análise muito mais complexa de uma ação, que leva em conta outros fatores além do preço.
Você conseguiu entender o conceito do PSR e sua aplicação na análise de empresas? Faça um comentário abaixo para que possamos tirar as suas dúvidas.