Preço teto: o que é, como funciona e como calculá-lo?

Quando a recomendação de compra é dada para determinada ação, normalmente o analista que a desenvolveu também indica outro valor de grande importância para o investidor: o preço teto.

Considerado um fator importante em alguns modelos de valuation, o preço teto garante uma margem de segurança para quem compra ações pensando no longo prazo.  

PLANILHA CONTROLE GASTOS

O que é preço teto?

O preço teto é o preço limite para a compra de uma ação, calculado com base em indicadores fundamentalistas para garantir ao investidor uma margem de segurança no investimento.

Dessa forma, o preço teto seria o valor máximo de compra para uma ação, de acordo com determinada análise de sobre aquela ação.

Normalmente, esse valor é indicado por casas de análise e por investidores que acreditam na metodologia do Value Investing para escolher seus investimentos.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Por que o preço teto é importante?

A recomendação de um preço teto não significa que quem investir na empresa em valores acima do preço teto fará um mau negócio – mas sim que apenas reduzirá ou abrirá mão da margem de segurança.

Da mesma forma, quanto menor for o preço de compra de uma ação em relação ao limite de preço indicado, maior será a margem de segurança do investimento.

É por isso que o conceito de preço teto está presente no dia a dia das casas de análise, em especial daquelas que acreditam no Value Investing.

Na maior parte dos casos, a recomendação de compra de uma ação, por partes das casas de análise, sempre vem acompanhada pelo seu respectivo preço teto, que é calculado de acordo com as premissas do valuation.

Exemplo de preço-teto

Para entender o conceito de preço teto, considere, por exemplo, uma análise de uma empresa aleatória.

Ao fazer o valuation para descobrir o valor justo para a empresa, um investidor chega ao valor de R$ 15 por ação. Calculando a margem de segurança, ele define o preço teto de R$ 12 para o investimento.

Se a empresa estiver sendo negociada a valores superiores, o investidor não fará a compra, porque não considera vantajosa a relação entre o risco e o retorno esperado, considerando o preço justo calculado.

Preço teto e valuation: qual a relação?

Valuation é o processo de estimar o valor real de uma empresa, normalmente utilizado para verificar se o mercado está negociando a empresa a valores maiores ou menores do que o valor dela.

Nesse sentido, as técnicas de valuation permitem estimar o valor real de uma empresa, para que o investidor evite as ações muito caras. Ao mesmo tempo, o valuation permite identificar ótimas oportunidades, comprando boas empresas a preços descontados.

É nisso que reside a mentalidade do Value Investing: comprar boas empresas a valores inferiores ao seu preço justo.

No longo prazo, essa técnica se provou bem sucedida por diversos investidores, como Warren Buffett,  principalmente pelo fato de que ela é baseada em indicadores fundamentalistas, o que evita a especulação e garante uma margem de segurança ao investimento.

EBOOK INVISTA COMO BUFFETT

Qual a importância da margem de segurança?

Conceito fundamental do value investing, a margem de segurança funciona como uma proteção ao investimento. Ela pode ser descrita como a diferença entre o preço de compra da ação e o seu valor justo, calculado com técnicas de valuation.

O principal nome por trás do conceito de margem de segurança é Benjamin Graham, considerado o pai do value investing.

Ele é autor do livro “O Investidor Inteligente, e foi um dos pioneiros nesse tipo de análise nos Estados Unidos. 

Até hoje, mais de 40 anos após a sua morte, é reconhecido como um dos maiores nomes da história do investimento em ações.

Foi possível saber mais sobre o preço teto? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
10 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • João Vitor Augusto 11 de dezembro de 2020
    Olá, gostaria de aprender a calcular o preço tetoResponder
    • Suno Research 14 de dezembro de 2020
      Olá, João Vitor! Tudo bem? Nós temos cursos de Valuation e Precificação de Ativos: Segue o link: https://lp.suno.com.br/outros-produtos/ Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Thiago 2 de janeiro de 2021
    Mas o que fazer quando o seu ativo já ultrapassou o preço teto? É recomendável vender?Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2021
      Olá, Thiago! Tudo bem? Não. Quando o ativo ultrapassa o preço teto, o recomendável é segurar e não fazer novos aportes. Nossos analistas avisam no momento da venda. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Luiz André 6 de junho de 2021
    Eu gostaria de saber qual é a porcentagem (margem) do preço teto em relação ao preço justo que vemos nas carteiras da Suno.Responder
  • João 9 de maio de 2022
    Falou, falou e não explicou como calcular. Só enrolação.Responder
  • Alberto Santana 29 de setembro de 2022
    O titulo do artigo informa que mostrará como calcular o preço teto, e onde está então esse cálculo?????????Responder
    • Viviane 21 de janeiro de 2023
      Pois é, acham que a gente é palhaçoResponder
  • Jujuba 28 de outubro de 2022
    Onde explicou como calcular o preço teto????????Responder
  • Paulo Rodrigues 12 de janeiro de 2024
    Um ótimo esclarecimento sobre o tema.Responder