Prazo médio de pagamento: por que esse indicador é tão importante?
Saber qual é o Prazo Médio de Pagamento (PMP) da empresa na qual se pretende aplicar recursos certamente é uma questão que interessa a todo bom investidor.
Isso porque o conhecimento deste Prazo Médio de Pagamento impacta diretamente a gestão financeira deste negócio.
O que é o Prazo Médio de Pagamento?
O Prazo Médio de Pagamento (PMP) é o tempo que a empresa leva para pagar um produto adquirido de um fornecedor. Este dado é obtido através de um cálculo, que considera informações presentes no balanço patrimonial do empreendimento analisado.
Esta também é conhecido como prazo médio do pagamento de compras.
Esta é uma ferramenta fundamental para quem atua com gestão de pagamentos. Isso porque, com a gestão dos prazos médios é possível saber quanto tempo será preciso investir para quitar determinadas dívidas.
Qual é a relevância do PMP?
Uma empresa precisa saber, ao adquirir um produto ou matéria prima, qual é o seu prazo médio de pagamento a fornecedores.
Isso porque, sem conhecer o prazo médio de pagamento, será difícil fazer uma projeção do fluxo de caixa precisa e eficiente.
Afinal, nele é preciso informar tanto a entrada de dinheiro prevista quanto a saída destes recursos para o pagamento de dívidas. Se uma dívida ficar de fora, a projeção de lucro já estará comprometida.
E assim, as informações repassadas para os possíveis investidores estarão incorretas. O que representa uma falha bastante grave.
Além disso, uma mesma empresa pode ter prazos diferentes para cada produto com o qual trabalha. Logo, esta conta pode ter de ser feita diversas vezes, especialmente em empresas do varejo.
Como calcular o Prazo Médio de Pagamento?
A conta para se chegar ao valor do PMP é complexa. Por isso, é preciso seguir alguns passos para obter o resultado desejado.
Primeiro, busca-se o pagamento a fornecedor no passivo circulante da empresa. O mesmo que consta no balanço patrimonial.
Em seguida, é preciso buscar, na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa, o custo da mercadoria ou produto adquirido.
Logo após, será necessário encontrar a média de compras do período.
Em alguns casos, este dado é obtido ao pegar-se o valor do estoque do ano atual e subtrair o estoque do ano anterior.
Digamos que estejamos em 2019. É preciso pegar o saldo do estoque de 2019 e subtrair o estoque de 2018. Claro que apenas o valor relativo àquele produto.
Esse valor deverá ser multiplicado por 360.
Fórmula do PMP
Sendo assim, a fórmula do PMP será:
- PMP = (Fornecedores Médio / Compras) x 360
Porém, para que a projeção de fluxo de caixa seja elaborada corretamente, ainda é preciso considerar o Prazo Médio de Recebimento desta empresa.
Este é o tempo médio entre a venda e a chegada do dinheiro correspondente às mãos da empresa. Algo fundamental nas vendas a prazo, por exemplo.
Neste caso, é preciso utilizar outra fórmula, para descobrir o Prazo Médio de Cobrança. A partir daí, a empresa passa a conhecer seu índice de prazo médio.
Este dado é tão relevante que a Suno Research incentiva o aprofundamento no assunto, por meio do minicurso sobre Contabilidade para investidores.
Até porque este Prazo Médio de Pagamento pode afetar, também, os seus dividendos.