PQO: entenda o que é o Programa de Qualificação Profissional
O mercado brasileiro vem passando por uma série de inovações e melhorias em seu contexto institucional. Nesse sentido, uma das iniciativas é a promoção do chamado PQO, ou Programa de Qualificação Profissional.
Criado pela B3, o PQO é uma medida que visa estabelecer um parâmetro minimo de qualidade e formação para os profissionais que atuam no mercado, beneficiando tanto as empresas quanto os seus clientes e investidores.
O que é o PQO (Programa de Qualificação Profissional)?
Conhecido como PQO, o Programa de Qualificação Operacional, é uma forma de avaliação e qualificação para as instituições e profissionais que atuam no mercado financeiro. O projeto faz parte dos esforços feitos pela B3 para melhorar o nível de atendimento e operação do mercado financeiro brasileiro.
Dessa forma, pode-se dizer que o intuito principal do PQO é aperfeiçoar e elevar o padrão de funcionamento do sistema financeiro do país. O Programa de Qualificação Operacional está presente em mais de 120 instituições financeiras. Além disso, o programa já certificou mais de 12.000 profissionais do mercado.
Por que o PQO foi criado?
O Programa de Qualificação Operacional foi criado em 2006 e foi uma maneira da BM&FBovespa criar uma parametrização do mercado voltada para instituições. Além disso, o aperfeiçoamento tem contribuído para as instituições assegurarem um alto padrão.]
Logo, o PQO é uma forma da B3 avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas corretoras de valores e instituições financeiras que atuam nos mercados administrados pela Bolsa de Valores. Para isso, a B3 distribui um selo, chamado de selo PQO, para as instituições que cumprem os requisitos mínimos de qualidade em determinada área.
Dessa forma, essa indicação também serve para sinalizar ao mercado a integridade e a qualidade de funcionamento daquela instituição financeira.
Para entender melhor como funciona esse mercado, confira gratuitamente o nosso ebook Comece a Investir na Bolsa e saiba tudo sobre o dia a dia na na Bolsa de Valores brasileira.
Certificação PQO
Um dos pilares principais do PQO é a certificação dos profissionais que trabalham nas mais diversas áreas do mercado financeiro. Para conceder essa certificação, é feita uma prova para atestar se os profissionais têm conhecimento para atuar nas áreas que são de atividade da B3.
O teste é feito em diversas capitais do país durante o ano. O exame é formado por 60 questões e outras 30 de múltipla escolha. A prova pode ser feita presencialmente ou de modo eletrônico.
Para obter o certificado é preciso acertar, pelo menos, 60% das questões.
A certificação PQO é obrigatória para profissionais que vão atuar nas áreas de:
- Compliance;
- Comercial;
- Operações;
- Risco;
- Custódia;
- Back Office;
- Liquidação;
- Registro e Cadastro de Clientes.
O resultado do exame PQO é válido por cinco anos, desde 2011. A Bolsa de Valores considera irregular qualquer profissional que atue sem a certificação ou com o exame vencido.
O profissional que for pego trabalhando irregularmente pode ser punido pela instituição. A validade de cinco ano também serve para atualizar os profissionais e reciclar conhecimentos do mercado financeiro.
Importância do da certificação PQO
A certificação garante que os profissionais possam atuar em segmentos específicos e consigam atender melhor os serviços prestados pelas corretoras de valores e bancos. Outro ponto positivo é que os clientes têm profissionais mais capacitados e atualizados para gerir seus investimentos.
A certificação PQO têm, desde 2006, contribuído para a evolução dos índices de qualidade do mercado financeiro. Isso porque o programa contribui para qualificação profissional e de todo o sistema financeiro.