Para melhorar a produtividade e engajar os colaboradores nos objetivos da empresa, é comum que as organizações criem programas como o PPR.
Dessa forma, o PPR tem um papel fundamental para garantir a melhoria contínua nos resultados de uma empresa, melhorando não só o seu lucro líquido como também a satisfação pessoal dos colaboradores.
O que significa PPR?
PPR é a sigla de Programa de Participação nos Resultados. Esse programa nada mais é que um instrumento de integração entre capital produzido e trabalho.
Em outras palavras, o plano de participação nos resultados é um método de remuneração que varia de acordo com alcance das metas da empresa.
A ideia por trás do programa é criar incentivos para os colaboradores se engajarem e buscarem aumentar a produtividade visando crescer junto com a organização.
Como funciona o PPR?
Para implementar o PPR, a empresa precisa criar uma comissão paritária. Essa comissão deve ser composta por representantes tanto da empresa quanto dos colaboradores, sendo que é ela quem irá definir as regras da distribuição dos lucros.
A remuneração será somente obtida quando metas e objetivos anteriormente traçados forem alcançados pela empresa.
Isso pode ser um aumento no faturamento, na produtividade ou até mesmo na própria rentabilidade e lucratividade da empresa, desde que esteja claramente estipulado pela comissão paritária.
PPR é a mesma coisa que PLR?
Embora ambos os programas sejam confundidos com frequência, há uma certa diferença entre o PPR e o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
No PLR, uma parte do lucro da empresa gerado no período de um trimestre ou de um ano é dividido com os funcionários, sem que para isso seja necessário que eles alcancem uma meta estabelecida.
Já no PPR, o bônus ocorre quando há o alcance das metas estabelecidas. Sendo assim, este programa é vantajoso porque unifica os objetivos além de aumentar a produtividade e garantir maior empenho, comprometimento e dedicação dos colaboradores.
Ademais, o crescimento da empresa e dos funcionários ocorre em conjunto, e isso incentiva a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos.
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Que regras devem ser seguidas?
Após criar uma comissão paritária, a empresa precisa definir qual será o valor que será distribuído entre os colaboradores.
Esse valor pode ser estipulado tanto em porcentagem quanto em valor fixo, mas normalmente as empresas optam por colocar em percentual.
Também pode o valor sofrer variações caso haja mais do que uma única possibilidade de alcance de metas. Por exemplo: se o faturamento atingir o valor X, o PPR será de X%, já se o faturamento atingir Y, o PPR será de Y%.
Esse programa foi regularizado no dia 19 de dezembro de 2000, por meio da Lei 10.101. No entanto, no dia 20 de junho de 2013 foi criada a Lei 12.832 que fez algumas atualizações sobre ele.
Desse modo, a Lei determina que o pagamento não pode ser realizado mais do que duas vezes ao ano e os beneficiados pelo programa precisam ter vínculo com a empresa.
Um exemplo de PPR, pode ser o seguinte: Se a empresa XYZ aumentar em 10% o faturamento anual comparado com o mesmo período do ano anterior, os colaboradores terão um PPR de 5% sobre o lucro líquido.
Foi possível entender o que é PPR? Deixe suas dúvidas nos comentários.