Por que as ações americanas voltaram a ficar interessantes?

Quem não investe no exterior, ou não acompanha o mercado internacional, talvez não tenha percebido que os principais índices das bolsas americanas acumulam quedas de 20-30% em relação as máximas recentes.

Para quem ainda não investe no exterior, vejo este como um ótimo momento para investir no exterior.

Se você quer aprender mais sobre investimento no exterior, pode baixar gratuitamente nosso e-book sobre investimentos fora do Brasil, clicando aqui.

Se você já investe. Vejo como um excelente momento para considerar aumentar a exposição fora.

Recentemente tenho preferido ativos americanos nos aportes mensais: por que?

Sobretudo uma questão de qualidade dos ativos combinado com um Valuation muito convidativo.

Existem empresas extremamente rentáveis e bem geridas nos EUA. Eu afirmo sem engano que as empresas americanas muito rentáveis possuem vantagens competitivas mais fortes que das empresas igualmente rentáveis no Brasil.

SEMANA DESAFIO DA RENDA EXTRA

Geralmente, nos EUA a rentabilidade vem de uma vantagem competitiva que foi testada diversas vezes. No Brasil, a alta rentabilidade muitas vezes vem de uma competição amigável em um setor concentrado.

Eu sei que pode parecer mentira, mas diversas empresas americanas negociam após as quedas recentes com múltiplos mais atrativos que na crise de 2008.

São alguns exemplos:

A BlackRock, uma das maiores gestoras de investimentos do mundo, negocia a cerca de 13x o lucro projetado para o ano que vem. No auge da crise de 2008, chegou a ser negociada a 14x lucro.

A Apple, fabricante do iPhone e Mac, segue negociada a 12-13x o lucro projeta para o ano que vem.  No auge da crise de 2008, chegou a ser negociada a 15x lucro.

E essas não são as únicas empresas que passam por este fenômeno. Berkshire Hathway, JP Morgan e diversas outras empresas negociam atualmente a múltiplos mais atrativos que 2008.

É importante lembrar que a crise de 2008 foi talvez a maior crise dos últimos 50 anos. Quem investiu durante aquela época em ações fez um ótimo negócio. Teve seu capital multiplicado por 3-4x em dólar desde então. Algumas ações valorizaram até mais.

E hoje, diversas boas empresas são negociada a Valuation mais atrativo hoje que naquela época.

Isso significa que existe alguma garantia de que este retorno do passado se repita? Não. Mas é um indicador bom.

Por isso, tenho visto com cada vez mais bons olhos as empresas americanas, em um momento que as ações brasileiras negociam próximas das máximas.

Fiz para meu canal do YouTube um vídeo com 5 livros que recomendo para investidores. Você pode conferir o vídeo clicando aqui. Também te convido para se inscrever no meu novo canal, vamos começar a subir vídeos diariamente a partir do ano que vem.

Se você busca alternativas de investimento no exterior, te convido a assinar o plano Suno Internacional.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *