Todo comercio gira em torno das moedas de troca, onde uma pessoa troca seu tempo ou trabalho por dinheiro, e utiliza esse dinheiro para adquirir bens e serviços. Financeiramente falando, essa capacidade de aquisição é chamada de poder aquisitivo.
além da própria capacidade do indivíduo de gerar dinheiro,Entretanto, existem outros fatores que podem alterar o poder aquisitivo de alguém. Um deles, por exemplo, é a adoção de medidas monetárias por parte dos órgãos reguladores da economia.
O que é poder aquisitivo?
O poder aquisitivo é a capacidade de uma pessoa em obter bens e serviços através de determinada quantidade de dinheiro.
Também conhecido como poder de compra, o conceito de poder aquisitivo é originado, além da capacidade financeira do indivíduo, do valor da moeda que ele possui.
Isso se deve porque algumas moedas valem mais do que as outras, pois elas variam de acordo com fatores macroeconômicos de cada país, como custo de vida, inflação e salário mínimo.
Logo, a inflação pode exercer influência sobre o poder aquisitivo. Ou seja, quando ela aumenta, a pressão inflacionária pode mudar o comportamento dos preços.
Dessa forma, isso faz com que a renda real das pessoas diminua. Sendo assim, quanto mais alta a inflação menor o poder de compra.
Ao mesmo tempo, quanto menor a inflação, maior será o poder aquisitivo daqueles que estiverem em posse de tal moeda.
Como manter o poder de compra?
O poder de compra pessoal consiste pela média salarial dos países e o valor da moeda local.
Por exemplo: se você comprar um notebook de 5 mil dólares na Europa e comprar o mesmo notebook no Brasil por 20 mil reais, verá que o poder de compra está no valor dos pares das moedas. Pois no Brasil o preço deste notebook é 4 vezes mais caro que na Europa.
Por isso, um dos grandes desafios dos países sobre a economia é manter o poder aquisitivo de sua moeda. Para isso acontecer, os índices de inflação precisam cair.
A desvalorização da moeda e valorização é uma variável que costuma mudar rapidamente pois depende dos fatores macroeconômicos. Por isso é alguns países o mesmo produto pode estar mais caro.
Poder aquisitivo dentro da macroeconomia
O poder de compra da moeda ou PPC é um dos conceitos econômicos que mais influencia a análise da taxa cambial ou da troca de moedas.
O PPC diz que um par de moedas estará em equilíbrio se os bens e serviços dos países destas moedas estiverem o mesmo valor. Assim, a taxa de câmbio será igual para ambas.
Outro princípio que rege a paridade das moedas é “a lei do preço único“. Esta lei diz que o preço de produtos semelhantes deve ser iguais em todos os países. Ou seja, livre de taxas.
Por fim, saiba que o poder aquisitivo não influi sobre o salário base de um países, mas sim é salário base é quem influi na capacidade de compra no país.
Esta é uma das dicas para quem viaja para exterior ou pensar em trabalhar fora. Consultar quantas mercadorias e produtos que dá para comprar com 1 salário mínimo daquele país, representa o capacidade de compra e o poder aquisitivo que ele possui.