Assim como o PIB, o PNB é um dos principais indicadores da macroeconomia utilizados para medir as riquezas que são geradas pelas empresas brasileiras.
Desse modo, por meio do PNB é possível avaliar a situação econômica do país envolvendo apenas os rendimentos obtidos por companhias nacionais, dentro ou fora do país.
O que é PNB?
O PNB (Produto Nacional Bruto) é a somatória de todas das riquezas produzidas pelas empresas brasileiras, estando elas em território nacional ou não.
Em outras palavras, o PNB Brasil engloba as riquezas geradas no país, somadas às riquezas geradas no exterior enviadas ao país por empresas brasileiras, e subtraídas as riquezas geradas no país por empresa estrangeira e enviada ao exterior.
Como funciona?
O PNB funciona como um indicador para avaliar todas as riquezas que são geradas pelas empresas brasileiras independentemente de onde elas atuam.
Por exemplo, a renda gerada por uma empresa multinacional norte-americana que atua no Brasil não é considerada no cálculo desse indicador.
Por outro lado, as riquezas gerada por uma multinacional brasileira que atua no exterior fazem parte do Produto Nacional Bruto.
Além disso, esse indicador pode ser classificado em PNB real e nominal. Dessa forma, a medida nominal é feita em termos de preços prevalecente no momento em que é feita.
Já a medida real, é o valor expresso no preço de um “ano base”. Esse preço é escolhido arbitrariamente e só varia em função das mudanças nas quantidades.
Qual é o cálculo do Produto Nacional Bruto?
Para calcular o Produto Nacional Bruto, é preciso entender primeiramente o que é o PIB (Produto Interno Bruto), RLRE e RLEE.
RLRE é a sigla de Receita Líquida Recebida do Exterior, enquanto RLEE significa Receita Líquida Emitida ao Exterior.
Assim sendo, para encontrar o valor do PNB, basta aplicar a seguinte fórmula:
- PNB = PIB – RLEE + RLRE
Esse indicador é calculado por meio da multiplicação das quantidades pelo preço de mercado, envolvendo os bens e serviços finais.
Essa fórmula exprime exatamente qual é o valor produzido pelas empresas brasileiras em qualquer país, subtraído pelas riquezas geradas pelas empresas estrangeiras em território nacional.
Para fins didáticos, todos os bens de consumo e de capital para investimentos são considerados finais. Já a matéria prima que é intermediária é excluída do cálculo do PNB.
Qual a diferença entre PIB e PNB?
A principal diferença entre PIB e PNB é que o PIB engloba todas as riquezas que são produzidas dentro de um país, independente se a empresa é brasileira ou estrangeira.
Além disso, o PIB não considera as riquezas produzidas pelas empresas brasileiras que atuam no exterior.
Já o Produto Nacional Bruto, por outro lado, considera toda a riqueza produzida pelas empresas brasileiras independentemente de onde atuam, e não considera as riquezas produzidas por empresas estrangeiras em território nacional.
Normalmente os países emergentes e subdesenvolvidos tendem a ter um PIB maior que o PNB, uma vez que possuem menos empresas multinacionais atuando fora do país e mais empresas multinacionais de outros países atuando em território nacional.
O PNB do Brasil, em geral, é 3% menor do que o PIB, visto que existem mais empresas multinacionais atuando no país do que empresas brasileiras atuando no exterior.
Foi possível entender o que é PNB? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.