PNAD: entenda o que é e para que serve essa pesquisa
Para entender a situação socioeconômica do Brasil, o governo realizou até o ano de 2016 uma pesquisa chamada PNAD. Entretanto ela foi substituída por outra metodologia a partir de então.
Dessa forma, os dados divulgados pela PNAD ajudam a avaliar os indicadores conjunturais, isto é, a situação do emprego no Brasil, assim como o trabalho informal.
O que é PNAD?
PNAD é a sigla para Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que era uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) todos os anos.
Essa pesquisa tinha por principal objetivo apurar as características gerais da população, incluindo dados de educação, trabalho, rendimento e habitação.
Além disso, a pesquisa também levantava, com uma periodicidade variável, outros temas de acordo com as necessidades de informação para o país.
Essa pesquisa surgiu no ano de 1967, sendo os seus resultados apresentados trimestralmente até o primeiro trimestre de 1970. A partir de 1971, os resultados passaram a ser anuais.
A pesquisa teve 49 anos de existência, sendo encerrada em 2016, com a apresentação dos resultados de 2015. A partir de então, ela foi substituída pela PNAD contínua.
Para que serve a PNAD?
A PNAD IBGE tinha por finalidade mostrar a situação socioeconômica do país por meio de vários indicadores.
Como exemplo, podemos citar a taxa de desemprego que é medida por meio dessa pesquisa. Além disso, ela também revela o aumento da desigualdade, dentre outros aspectos.
A sua substituição pela contínua aconteceu por conta da metodologia que já estava ultrapassada. Mas, ambas as pesquisas têm por finalidade mostrar como está a economia brasileira.
Qual a diferença entre PNAD e PNAD contínua?
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) foi substituída pela PNAD contínua a partir de 2016. A principal diferença entre elas está na metodologia utilizada.
Dessa forma, a contínua acompanha as flutuações e a evolução da força trabalho e de outras informações para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Essa nova pesquisa possui informações conjunturais reunidas em indicadores mensais que são gerais para o Brasil e indicadores trimestrais que inclui todos os níveis de pesquisa.
Como a PNAD é calculada?
Como a pesquisa gera vários indicadores, cada um deles é calculado usando uma metodologia própria. Desse modo, a PNAD é calculada pelo IBGE, o qual divide a população em dois grupos:
- Maiores de 14 anos, aptas a trabalhar;
- Menores de 14 anos, consideradas não aptas.
Assim, as pessoas com idade para trabalhar são divididas em mais dois grupos:
- Pessoas na força trabalho;
- Pessoas fora da força de trabalho.
Dessa forma, as pessoas dentro da força trabalho são divididas em desocupados e empregados. O número de desocupados dividido pelo total de pessoas na força trabalho compõe a taxa de desemprego.
Portanto, não são consideradas pessoas fora da força de trabalho, ou seja, que não estão nem trabalhando e nem procurando emprego.
Qual a importância dessa pesquisa?
Os dados levantados pela IBGE PNAD são importantes para que o governo possa tomar decisões macroeconômicas de modo a proporcionar crescimento e bem-estar para todos.
Além disso, as informações fornecidas pela pesquisa ajudam a entender como a economia está se comportando no longo, médio e curto prazo.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é importante para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, pois fornece informações e indicadores conjunturais relativos ao trabalho e rendimento.
Foi possível entender o que é a PNAD? Então deixe o seu comentário e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.