O Prazo Médio de Renovação de Estoques ou PMRE é uma das ferramentas empregadas na gestão de estoque. Assim o entendimento sobre a rotatividade dos estoques, terá o objetivo de melhorar o desempenho do caixa nas empresas.
O indicador PMRE está conexo com áreas de estudo da: administração de materiais, administração de estoques, giro de estoques, ciclo econômico e administração de custos de produtos e vendas.
O que é PMRE?
O PMRE é a sigla para Prazo Médio de Renovação de Estoques. Ou seja, tempo médio que a empresa estocará suas mercadorias. Sendo na indústria, tempo para produzir e estocagem.
Se os indicadores de atividade PMRE e PMRV se juntarem, é possível calcular o chamado ciclo operacional. No caso, esse indicador também entendido como tempo corrido entre o processo de compra e recebimento do produto.
Quais os tipos de estoque calculados pelo PMRE?
Os tipos de estoque mais comuns a serem calculados pelo PMRE são:
- Insumos;
- Embalagem;
- Matéria-prima;
- Materiais para atividades indiretas na produção.
Para o setor comercial os mais comuns são: embalagem e mercadoria para vender. E no setor de prestação de serviços são: embalagens e peças para reposição.
Qual a fórmula do PMRE?
Um das fórmulas utilizadas para calcular PMRE é:
- PMRE = Estoques x 360 (*Período) = Dias para renovação de estoque
É importante ressaltar que o resultado do cálculo do prazo médio de renovação de estoques é representado em dias. Por isso a variável período inclusa na fórmula é levantada através do Demonstrativo de Resultados (DRE), junto com o balanço anual da empresa. A fórmula poderá ser ajustada se o balanço obtido for trimestral.
Por isso para balanços trimestrais, os valores dos estoques serão multiplicados por 90 dias, ao invés de 360 dias, expresso na formula original, que considerá o balanço anual.
Outra fórmula para calcular o PMRE é a seguinte:
- PMRE = Estoque médio / CVM x Dias do período
Sendo que:
- Estoque médio = Estoque Inicial subtraído pelo Estoque Final divido por 2
- CVM = Custo das mercadorias vendidas
- Dias por períodos = o período mais frequente é de 360 dias (avaliação de 1 ano do balanço da empresa)
Exemplo de utilização do PMRE
Em um exemplo hipotéticos faremos o cálculo do estoque médio no período de 360 dias. Sendo os valores utilizados serão de:
- CMV = R$ 5.000,00
- Estoque médio = R$ 1.500,00
Com os valores das variáveis aplicadas na fórmula ficaria:
- PMRE = 1.500,00/5.000,00 x 360 = 108 dias
O resultado para renovação dos estoque deste exemplo seria de 108 dias.
É importante considerar que os volumes dos estoques da empresa são entrelaçados com os volumes das vendas e a política da empresa para estocagem. Sendo assim, quanto maior o número de vendas de mercadorias, maior será o giro do estoque.
Dessa forma, a administração de estoques desejada é para baixos níveis de estoque, que consigam giro rápido. Ou seja, que demore poucos dias para a renovação do estoque.
A quantidade de estoque é vista como a representação do potencial da empresa em transformar seus produtos em dinheiro. Por isso, essa imagem será interpretada e avaliada por investidores e financiadores de um negócio.
Por fim o resultado, final da PMRE demonstrará o prazo médio para do giro dos estoques. Ou seja, quantos dias até a renovação do estoque final para o estoque inicial. Outro conhecimento importante sobre empresas está no nosso minicurso sobre Valuation e Precificação de Ativos. Logo, se o seu objetivo é aprender mais sobre o tema, acesse já o material.