Com o objetivo de manter o controle sobre as finanças, principalmente sobre os investimentos, é importante contar com boas planilhas de gestão financeira.
Através das planilhas de gestão financeira, o indivíduo consegue, de forma gratuita, gerir suas finanças pessoais. Dessa forma, tendo maior segurança no aspecto financeiro e podendo realizar investimentos.
Ou seja, este tipo de organização é um passo importante para quem busca alcançar a independência financeira.
Assim, é útil conhecer os tipos de planilhas de gestão financeira pessoal que existem e qual pode se encaixar melhor no objetivo de cada um.
Quer entender melhor como analisar ações e fazer escolhas mais seguras na bolsa de valores? Não perca nosso eBook gratuito: “Como Analisar uma Ação”. Aprenda a identificar as melhores oportunidades, avaliar riscos e compreender a relação entre preço e valor – Baixe agora e comece a investir com mais confiança!
O que é uma planilha de controle financeiro?
Uma planilha de controle financeiro é um tipo de planilha em que é possível adicionar determinadas informações financeiras e, com isso, ter mais controle do seu próprio dinheiro. Existem planilhas mais voltadas para controlar o salário, outras para investimentos, entre outras.
Sendo assim, essas planilhas servem como uma importante ferramenta para o planejamento financeiro e acumulação de patrimônio – seja uma planilha para controle de ações, uma planilha para renda fixa ou planilha de gastos.
Isso porque, com elas, é possível ver quais são as principais entradas e saídas de capital. Com isso, fica mais fácil se programar e eliminar gastos elevados. De fato, acaba funcionando como um controle de fluxo de caixa pessoal.
De forma geral, as planilhas possuem atualizações automáticas: basta modificar os valores nas células que as informações finais têm sua atualização automática.
Assim, esse processo torna tudo mais fácil, pois fica automatizado e o indivíduo não precisa ficar fazendo diversas contas sempre que atualizar os valores. Essa ferramenta de gestão financeira grátis torna-se muito útil.
1. Gestão Financeira
Para executar uma gestão financeira competente e completa, você precisará de mais do que uma planilha.
Será necessário contar com diferentes planilhas a fim de controlar vários aspectos do orçamento.
Através de uma boa gestão, será possível obter controle financeiro e consequentemente, um orçamento pessoal mais equilibrado.
A gestão financeira contempla diversas áreas das finanças, como os gastos periódicos, despesas especificas, planejamento orçamentário, controle sobre linhas de crédito e planejamentos diversos.
Como existem muitas formas de despesas, há necessidade de controlar cada uma de forma especifica. Assim, a pessoa não perderá o controle sobre as finanças e manterá a boa gestão.
Inclusive, se você precisa de uma mão com as planilhas de gestão financeira, veja aqui algumas ótimas opções de planilhas. Todas gratuitas e atualizadas.
2. Investimentos
Assim como o próprio nome indica, a planilha de investimentos é uma forma de o indivíduo ter controle sobre seus investimentos.
Dessa forma, através desta ferramenta é possível acompanhar retorno, evolução da carteira de investimentos, histórico de proventos.
Então, se o investidor possui posições em ações, ETFs, fundos de investimentos, letras do Tesouro, Previdência Privada, CDBs e outros, a planilha de investimentos, pode ser uma ótima solução para auxiliar no controle.
Além disso, consultas sobre o mercado também podem ser realizadas neste tipo de planilha.
Portanto, ela se torna uma alternativa interessante para quem busca ter maior controle sobre os investimentos realizados.
Busque formas de ter controle sobre seus investimentos, tenha a Planilha de Controle de Investimentos da Suno. Clique aqui para fazer o download grátis da Planilha de controle de investimentos.
3. Fundos Imobiliários
Os Fundos de Investimentos Imobiliários, ou FIIs, são um dos investimentos que mais se popularizaram no Brasil nos últimos anos.
Dessa forma, ter o controle sobre uma carteira de FIIs é de grande relevância. E, para facilitar essa atividade, a planilha de FIIs é de grande utilidade.
O que não é à toa, pois esta ferramenta acompanha o desenvolvimento dos investimentos, identifica se a alocação dos recursos está sendo feita de forma correta, entre outras tarefas.
Portanto, esta é uma alternativa interessante para quem investe em fundos imobiliários.
Tenha maior controle de seus investimentos em FIIs com a Planilha de Controle de FIIs da Suno. Faça o download gratuíto da Planilha de controle de Fiis.
Qual a importância de ter uma planilha de controle financeiro?
De fato, existem muitos benefícios de se ter uma planilha de gestão financeira. Mas o principal deles é, sem dúvida, a praticidade.
Com planilhas financeiras, o investidor não precisa fazer as contas com papel e caneta (ou calculadora), já que os dados são atualizados assim que as informações são adicionadas.
Isso faz com que o planejamento financeiro leve muito menos tempo e se torne muito eficiente. Essa facilidade faz com que seja muito fácil controlar as próprias finanças.
Além disso, há o benefício de controlar o seu próprio dinheiro mais de perto. Isso é bom tanto na realidade de investimentos quanto na realidade dos gastos.
Assim, é possível ver como o seu patrimônio pessoal está crescendo e acompanhar a rentabilidade mais facilmente.
Por fim, entender os gastos também é importante para saber como é possível gastar menos e economizar mais.
Consequência de não fazer um controle financeiro
Existem diversas consequências de não fazer uma planilha de controle financeiro, e a principal delas é a perda de controle dos gastos.
De fato, é muito comum ter vários gastos pequenos, como lanches, transporte, cafezinho e outros se acumularem e representarem uma grande porcentagem na fatura do cartão no fim do mês.
Isso faz com que muitas pessoas acreditem que controlam suas finanças. Entretanto, quando elas recebem seu salário, veem que a maior parte dele é para pagar contas de cartão de crédito e pagar parcelas de outras compras.
Além disso, planilhas de investimento ajudam muito para verificar se as suas escolhas em ativos de renda fixa e renda variável estão sendo apropriadas para o seu objetivo.
Ao conduzir uma análise financeira mais ampla, o investidor pode encontrar soluções e até montar estratégias. Como por exemplo, trocar o plano de previdência VGBL, por um PGBL. Assim, o investidor poderá se beneficiar dos aportes, deduzindo parte do imposto a pagar da declaração de imposto de renda. Contudo, sem a utilização de planilhas e da gestão financeira, isso dificilmente acontecerá.
Ou seja: é fundamental controlar o próprio dinheiro para alcançar a sua independência financeira e ter muito mais tranquilidade na vida.
Você ainda tem dúvida sobre o funcionamento das planilhas de gestão financeira? Comente abaixo para podermos ajudar.
O que é uma planilha de gestão financeira?
É uma planilha automatizada em que é possível adicionar suas informações financeiras e controlar seus gastos e rentabilidade de seus investimentos.
Qual a importância de uma planilha de gestão financeira?
Planilhas de gestão financeira ajudam a controlar melhor os seus gastos, acompanhar melhor a rentabilidade de seus investimentos, portanto, são aliados importantes na jornada rumo à independência financeira.
O que uma planilha financeira precisa ter?
Existem alguns itens e valores que devem estar presentes em uma boa planilha de gestão financeira. A pessoa precisa inserir os valores referentes à renda, tanto os valores fixos quanto os variáveis. Além disso, é preciso manter saldos e valores dos empréstimos, financiamentos e demais linhas de crédito. Por fim, a pessoa precisa segregar as despesas fixas e variáveis.