NFC: como funciona a tecnologia de pagamento por aproximação?
Uma das recentes grandes inovações do setor financeiro foi o desenvolvimento da possibilidade de pagamento por aproximação.
Contudo, muitos ainda têm inseguranças relacionadas ao pagamento por aproximação. Acreditam que não é muito seguro e pode ser um inimigo do planejamento financeiro. Por isso, é necessário entender mais a fundo o que é e as vantagens desse método.
O que é a tecnologia de pagamento por aproximação?
Aparelhos com a tecnologia NFC já conseguem fazer ou receber pagamento por aproximação.
A NFC – sigla para Near Field Communication – é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios.
Portanto, dispositivos com um chip NFC podem realizar pagamentos apenas estando próximos de outros dispositivos.
Hoje em dia, é possível fazer pagamentos via celular e até mesmo através de uma pulseira NFC para pagamentos por aproximação.
Mas, para isso, é imprescindível que o recebedor do pagamento possua um aparelho ou maquininha NFC para que a transação seja executada.
Diferenças entre NFC e contactless
Como destacado anteriormente, NFC é uma tecnologia que, quando atrelada a dispositivos tecnológicos, pode permitir a realização de pagamentos físicos, sem a necessidade de utilizar o cartão e colocar senhas.
No entanto, essa não é a única forma possível de realizar pagamentos sem a necessidade de colocar a senha.
Muitas instituições financeiras, sobretudo as fintechs, estão disponibilizados para seus clientes a função contactless em seus cartões.
Dessa forma, é possível utilizar débito ou crédito através do cartão do banco sem a necessidade de colocar a senha.
Mesmo com muitas semelhanças a NFC, é possível destacar algumas diferenças entre as tecnologias.
A função contactless está ligada ao cartão do cliente, ou seja: sem o cartão, não há pagamento.
Dispositivos com a tecnologia NFC – como celulares e pulseiras, por exemplo – habilitam o pagamento sem a necessidade da utilização de um cartão.
Além disso, normalmente, as instituições financeiras estabelecem um limite em que o pagamento contactless, sem a utilização da senha, pode ser feito.
O pagamento por aproximação é seguro?
De fato, o pagamento por aproximação apresenta algumas vantagens para o consumidor, como:
- Agilidade na hora de fazer compras;
- Não existe necessidade de decorar várias senhas;
- Com a tecnologia NFC, a chance de perda de cartões é reduzida, já que outros dispositivos são usados para efetuar o pagamento.
Mesmo diante destas vantagens, muitos ainda se questionam se o pagamento por aproximação é seguro.
Afinal, o fato de não haver necessidade de inserir senhas gera inseguranças por parte do consumidor.
No entanto, a cada compra utilizando a tecnologia NFC, é gerado uma nova criptografia para os seus dados, tornando praticamente impossível que terceiros tenham acesso às suas informações.
Além disso, para assegurar ainda mais as compras e evitar cobranças indevidas, é necessário sempre checar o valor que está sendo cobrado antes de aproximar seu dispositivo ou cartão para efetuar o pagamento.
Esse conteúdo o ajudou a entender como funciona o pagamento por aproximação? Deixe comentário e/ou possíveis dúvidas no espaço abaixo.