Para fugir do oligopólio do setor bancário na hora de solicitar um empréstimo, a modalidade P2P lending pode ser uma ótima solução.
Por isso, vale muito a pena entender o que é o P2P lending, como funciona e quais as vantagens da modalidade de empréstimo.
O que é P2P lending?
P2P (peer-to-peer) lending é uma modalidade de empréstimo onde um individuo pode obter empréstimos diretamente de outros indivíduos.
Portanto, essa modalidade permite trocas comerciais sem o intermédio de grandes instituições financeiras.
Os sites de P2P lending conectam diretamente pessoas precisando de empréstimos e pessoas que desejam emprestar para obter ganhos de capital.
Assim, os sites e os participantes da negociação definem taxas e termos de transação, e assim podem realizar o empréstimo interpessoal.
Como funciona o empréstimo peer to peer?
O empréstimo peer to peer acontece quando há dois lados interessados na transação: o emprestador, que deseja ganhar melhores retornos do que as contas de bancos comuns oferecem, e o tomador de empréstimo que deseja obter o recurso a uma taxa mais atrativa do que às cobradas pelos bancos.
Cada sistema que oferece um sistema P2P, define as taxas e termos de transação baseado na capacidade de crédito (score) do requerente.
Evidentemente, quanto maior o risco de crédito associado ao indivíduo, maior será a taxa cobrada pelas empresas P2P para liberar o empréstimo.
Por outro lado, o investidor que disponibiliza o seu capital para empréstimo também define um limite de risco que deseja expor seu dinheiro.
O processo de emprésitmo e pagamento de parcelas pode ocorrer de forma completamente automatizada pelas plataformas online dos sites P2P.
Características do P2P lending
As operações P2P são muito diferentes dos empréstimos de bancos tradicionais.
O fato de não precisar de uma instituição financeira para intermediar as operações e funcionar totalmente online, são apenas alguns exemplos da inovação do sistema.
Além disso, como principais características de P2P lending, é possível listar:
- Não é necessário conhecer ou ter alguma relação com a pessoa que irá emprestar;
- Os credores podem decidir para quem emprestar o dinheiro;
- Os empréstimos normalmente não são protegidos por seguros do governo.
Vantagens do P2P lending
Para que a pessoa decida se vale a pena realizar empréstimos P2P, é interessante conhecer algumas das principais vantagens e desvantagens do sistema.
Entre as principais vantagens do P2P lending, é possível listar:
- Obter empréstimos sem recorrer a grandes instituições financeiras;
- É possível obter lucro disponibilizando capital para ser emprestado;
- É possível selecionar para quem você quer emprestar;
- O cliente pode escolher quais taxas e termos, determinados pelo site, escolher;
- Todas as operações podem ser feitas através da plataforma online;
- Emprestar ou tomar emprestado de pessoas sem nenhum conhecimento prévio ou sem relação alguma.
Desvantagens do P2P lending
Por outro lado, há também espaço para destacar algumas desvantagens do p2p lending, como:
- O Spread pode ser alto, portanto, deve ser bem analisado antes de tomar empréstimos;
- Para indivíduos endividados e com alto risco de crédito, a taxa cobrada pode ser maior que as dos próprios bancos tradicionais;
- O retorno obtido pelo investidor pode ser abaixo da performance do mercado, a depender da taxa determinada no contrato de empréstimo.
- É necessário, muitas vezes, pagar taxas por transação para a plataforma, o que pode tornar o empréstimo desinteressante para ambos os lados.
Esse artigo te ajudou a conhecer mais a fundo o P2P lending? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.