P/Ativo: entenda o que é e para que serve esse indicador fundamentalista
O investidor que deseja aprender como avaliar ações, através da análise fundamentalista, precisa conhecer os principais indicadores e múltiplos do mercado, entre eles o P/Ativo.
Nesse sentido, é importante conhecer o cálculo do P/Ativo e como utilizá-lo, mas principalmente saber quais as suas limitações em relação aos outros indicadores.
O que é o P/Ativo?
O P/Ativo é um indicador fundamentalista que mede quanto é avaliada uma empresa em relação aos seus ativos. Esse indicador é usado para saber se o preço de uma ação está caro ou barata em relação aos seus ativos.
Sendo assim, ele vai considerar se o preço de uma determinada ação está caro ou barato em relação ao total dos seus ativos. E isso é fundamental para a tomada de decisão.
Dessa forma, ao calcular esse indicador fica mais fácil encontrar boas oportunidades de negócios, principalmente se o valor da ação estiver desvalorizado.
Qual é o cálculo do P / Ativo?
O P/Ativo é um dos indicadores fundamentalistas que ajuda a embasar a decisão de um investidor no momento de adquirir uma determinada ação na Bolsa de Valores.
Antes de realizar o cálculo do P/Ativo é necessário encontrar o valor contábil por ação usando a seguinte fórmula:
- Valor contábil por ação = Valor contábil da empresa / Total de ações em circulação
Feito isso será preciso encontrar o preço de mercado por ação. Isso pode ser feito pelo próprio home broker avaliando o preço das ações no momento da análise.
Depois que estiver com o valor contábil por ação encontrado e com o preço por ação cotado, aí é só aplicar a fórmula do P/Ativo:
- P/Ativo = Preço por ação / Valor contábil por ação
Como interpretar o indicador?
Após encontrar o valor do Preço da Ação/Total de Ativos é preciso interpretá-lo. Nesse caso, se ele for inferior a 1, isso quer dizer que o preço da ação está menor que os seus próprios ativos.
Já se o valor do P/Ativo for superior a 1, os preços das ações estão superiores ao valor dos próprios ativos da empresa.
Esse é um indicador faz parte da análise fundamentalista da empresa, por isso ele precisa ser feito de maneira conjunta com outros indicadores, principalmente com o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE).
Afinal, uma discrepância entre esses dois índices mostrará que os ativos estão supervalorizados. No entanto, é preciso destacar que os setores de tecnologia possuem ativos menores, sendo que o resultado é diferente para essas empresas.
Quais são as limitações desse indicador em uma análise?
Apesar de ser um indicador importante, ele possui algumas limitações em uma análise fundamentalista. Afinal, ele não considera algumas diferenças de padrões contábeis entre as empresas.
Um bom exemplo é o setor de tecnologia que possui empresas com poucos ativos tangíveis em seu balanço patrimonial por isso o seu uso pode ser menos efetivo.
Além disso, ele não leva em consideração cenários não recorrentes como aquisições recentes e recompra de ações que podem distorcer o valor contábil do período.
Dessa forma, é extremamente importante que o investidor no momento da análise utilize outras métricas em conjunto com esse indicador.
Foi possível entender o que é o indicador P / Ativo? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.