Overhead: veja como identificar os custos indiretos de uma empresa
Sem fazer uma boa administração, dificilmente uma empresa, seja ela qual for, conseguirá crescer. Por isso, os gestores precisam entender e administrar seus custos — principalmente aqueles custos chamados de “overhead”.
Nesse caso, o overhead não envolve apenas a precificação dos produtos, mas todo um universo de otimização de recursos.
O que são os custos overhead?
O overhead, mais conhecido como custos indiretos, é a parcela dos gastos da empresa que existe para a manutenção das suas atividades no mercado, sem estarem necessariamente atrelados à sua atividade-fim.
Este pode também ser conhecido como overhead cost.
Trata-se de um dos elementos mais importantes dentro da contabilidade de custos de uma empresa. Inclusive, é possível encontrar o overhead na Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).
Qual é a importância de se conhecer o overhead?
Para uma empresa crescer, não basta saber se durante o mês se ganhou mais do que gastou. É preciso conhecer seus gastos e ganhos a fundo. Inclusive para administrá-los melhor.
Afinal, como reduzir um gasto que eu nem sequer sei que está ocorrendo?
Ou como optar por ter uma frota própria de veículos à disposição da empresa se eu não sei o quanto gastaria em média com esta logística em aplicativos de táxi.
A questão é que conhecimento é poder, especialmente no mundo empresarial.
Como analisar um por um destes custos e despesas seria uma tarefa hercúlea, uma sugestão é dividi-los em dois grupos: custos diretos e custos indiretos.
Os custos diretos são os que fazem parte diretamente da produção ou prestação de serviços, que é a atividade-fim do negócio. São aqueles que, sem eles, o produto não existiria.
Já os custos indiretos, como vimos, são os gastos ocorridos na empresa, mas que não estão diretamente ligados à produção. Estes são gastos auxiliares.
Exemplos de Overhead
Os custos indiretos de uma empresa variação de acordo com o tipo de atividade que ela desenvolve.
Considerando uma empresa cuja atividade principal seja a fabricação de empadas, podemos considerar como exemplos de custos diretos:
- Farinha;
- Carne;
- Manteiga;
- Gás de cozinha;
- Setor de qualidade;
- Manutenção do maquinário.
Já os custos indiretos serão:
- Transporte para a entrega do produto;
- Gastos com limpeza geral;
- Salário do pessoal de vendas;
- Despesas do setor administrativo.
Estes custos são indiretos por não fazerem parte daquilo que está totalmente atrelado à atividade-fim da empresa.
Vamos a outra demonstração, desta vez, considerando uma empresa de serviços, um escritório de advocacia.
Neste casos, os custos diretos podem ser:
- Mão-de-obra dos advogados;
- Papel para impressão de processos;
- Computadores;
- Internet.
Já os custos indiretos são:
- Limpeza;
- Café;
- Mão-de-obra da secretária;
- Gastos com publicidade.
Esses são exemplos de overhead por não fazerem parte daquilo que está totalmente atrelado à atividade-fim da empresa.
Logo, há alguns tipos de overhead. Aquilo que, se eventualmente faltar, ainda pode haver produção.
Como analisar o overhead?
Ao descobrir seu gasto com os custos indiretos, a empresa poderá analisar formas de reduzi-los, se for o caso. Além disso, eles precisam ser rateados para compor o preço do produto ou serviço comercializado.
Afinal, o overhead também faz parte dos gastos no negócio, que devem ser menores do que os ganhos, para que não haja prejuízo.
Questões contábeis podem ser complexas. Por isso, a Suno Research oferece um minicurso de Contabilidade para investidores.
Assim, a compreensão do overhead ficaria mais fácil.