Outperform: entenda mais sobre essa classificação de desempenho
Ao decidir pela compra de uma ação, o investidor pode optar por seguir uma recomendação sugerida por um analista. Entre essas recomendações existe uma classificação que é definida baseada na performance da ação frente a um indicador, como no caso do outperform.
Esse tipo de ação apresenta uma performance melhor que a média do mercado em análise, ou seja, do mercado usado como referência. Por esse motivo essas ações são chamadas de ou também como outperform.
O que é Outperform?
Outperform ou overweight é um conceito utilizado no mercado financeiro para dizer que uma determinada ação possui um desempenho superior ao de um índice de referência. Logo, em um outperform, o retorno esperado ou real é melhor do que o desempenho de ações semelhantes ou do mercado geral.
Sendo assim, esse conceito mede o desempenho de um ativo comparando-o à um benchmark específico. Ou seja, podemos dizer que trata-se de uma análise relativa. Tendo em vista que a ação não é comparada no mercado como um todo e sim com um setor ou indicador específico.
Exemplo de Outperform
O desempenho outperform pode se referir, por exemplo, ao desempenho de uma ação frente ao índice Bovespa.
Na imagem abaixo, temos o caso de uma ação com performance superior a do mercado. A linha em azul representa a cotação das ações da empresa Engie. Já em vermelho temos a variação do índice Bovespa.
É possível observar através do gráfico que desde o final de dezembro de 2018 as ações da Engie tiveram desempenho superior ao índice Bovespa. Ou seja, essa ação teve um desempenho outperform quando comparada ao Ibovespa.
Outperform e outros indicadores de performance
Os indicadores de desempenho relativo dividem-se basicamente em três tipos:
- Outperform: Para expectativa de desempenho maior que a do mercado. Nesses casos a recomendação costuma ser comprar ou manter a ação em carteira.
- Marketperform: Também chamada de Peerperform é classificado assim quando se espera que a ação tenha um desempenho semelhante ao índice de referência. Logo, nessa situação, o desempenho é neutro e se recomenda manter as ações em carteira.
- Underperform: Também conhecido como Underweight, ocorre quando a expectativa é de que a ação tenha desempenho inferior ao índice de referência. Nesses casos, a recomendação geralmente é de venda da ação.
Por que uma ação pode ser Outperform?
Existem várias razões pelas quais uma ação pode superar o mercado. Apenas para citar algumas temos:
- As vendas ou ganhos podem crescer mais rapidamente do que a expectativa inicial. Dessa forma, a reputação da empresa frente as outras do mesmo setor melhora
- A ação estava subvalorizada e agora entrou em processo de valorização, atraindo mais investidores e gerando mais confiança nos investimentos.
- Um bom sistema de governança corporativa aliado a transparência na prestação de contas pode ser um atrativo para o mercado também.
Para saber mais sobre sobre como funciona o mercado de ações, baixe nosso eBook gratuito. Nele abordamos os principais conceitos que o investidor precisa saber na hora de investir.
Por fim, cabe lembrar que o ativo outperform apesar de apresentar um desempenho superior aos demais, não necessariamente será positivo.
Em outras palavras, um ativo pode estar desvalorizando 10% por exemplo, enquanto seu índice setorial de referência desvaloriza 20%. Ainda nesses casos o ativo será outperform.