Ordem de pagamento: entenda como funciona esse serviço
No sistema financeiro brasileiro, existem várias formas de se efetuar pagamentos e transferência de valores entre duas partes. Dentre elas, está a chamada ordem de pagamento.
Uma ordem de pagamento é especialmente utilizada para transferir quantias quando quem recebe o dinheiro não possui conta corrente em uma instituição financeira.
O que é ordem de pagamento?
Uma Ordem de Pagamento (ORPAG) é um serviço oferecido pelos bancos para pessoas que precisam enviar ou receber valores, quantias e pagamentos sem precisar de uma conta bancária. Assim, a ordem funciona como uma autorização para que um terceiro saque o dinheiro do banco.
Esse tipo de ordem é destinado essencialmente para clientes que não possuem conta bancaria podem receber valores sem necessariamente ser correntista de um banco. Ela também é útil para pagamentos do exterior, para quem deseja transferir dinheiro internacionalmente.
Documentos para emitir e sacar uma ordem de pagamento
A documentação exigida no processo de ordem de pagamento, tanto na emissão quanto no saque, podem variar de banco para banco. Normalmente, para sacar uma ordem de pagamento, basta apresentar um documento de identificação na agência em questão.
Já no caso de um financiamento, e sendo for uma transferência entre uma entidade bancária e uma pessoa física, será solicitado ao emissor da ordem:
- RG e CPF do beneficiário;
- Endereço do beneficiário;
- Número de conta (caso o remetente tenha);
- Agência de destino para o saque da ordem.
Em caso de uma transação entre duas pessoas físicas, possivelmente será solicitado ao emissor da ordem as seguintes informações:
- Nome do remetente e do beneficiário.
- Endereço do remetente e beneficiário.
- RG e CPF do remetente e do beneficiário.
- Telefone do remetente e do beneficiário.
- Data de nascimento do beneficiário.
- Endereço do beneficiário.
- Agência que será destinada à ordem de pagamento.
Nessa modalidade ainda existem tarifas para quem emite a ordem, sendo que o pagamento é de 25 reais para pessoas físicas (PF) e 30 reais para pessoas jurídicas (PJ). Estas tarifas são regulamentadas pelo Banco Central, são chamadas de Tarifa ORPAG.
Como sacar uma ordem de pagamento?
Os bancos serão os responsáveis por informar o cliente sobre o saque. Assim, eles verificarão a disponibilidade do cliente para que o saque seja efetuado, através de uma agência próxima.
Após o recebimento da ordem, a pessoa deve se dirigir ao banco com os documentos exigidos pela instituição bancária. Os saques serão feitos no caixa da agência, na “boca do caixa”.
Qual prazo para sacar?
O prazo para sacar a ordem de pagamento é de até 48 horas. Porém, existe um prazo limite de até 7 dias, para cobrir eventuais problemas — como, por exemplo, erros no fornecimento dos dados para sacar o dinheiro. Se isso ocorrer a pessoa tem que modificar os dados do contrato.
Cuidados para sacar a ordem
Como o perfil para este saque é de pessoas desbancarizadas, o ideal é que elas nunca andem sozinhas para retirada do dinheiro. Uma agência conhecida deve ser escolhida.
Outro ponto de atenção é não comentar o motivo do saque e o valor. Como é uma operação feita no caixa, é recomendável realizar outros serviços na agência — como, por exemplo pagar contas ou boletos.
Por fim, a ordem de pagamento é um serviço necessário para pessoas que não possuem contas bancárias e necessitam receber dinheiro através de um banco. Não pare de aprender: baixe gratuitamente a nossa planilha Controle de gastos.