Seja na gestão de um pequeno negócio ou na condução de uma gigantesca multinacional, a elaboração de orçamento empresarial é importantíssimo para o planejamento financeiro de uma empresa.
O orçamento empresarial pode ser composto por um conjunto de ferramentas contábeis que servem para criar uma linguagem plenamente compreensível sobre a real situação de um negócio.
Conceitualmente podemos dizer que o orçamento empresarial é um documento onde é detalhado todas as receitas e despesas que são estimadas por uma empresa para o futuro.
É muito importante ressaltar que a previsão orçamentária para o futuro não deve ser baseada simplesmente no passado da empresa, mas sim numa análise da atual situação e demandas da companhia na atualidade.
Na realidade, os objetivos principais de realizar tal orçamento podem ser resumidos em três principais motivos:
- Descobrir quanto dinheiro a empresa tem em seu domínio;
- Quanto precisará gastar de seus recursos para tocar as suas operações;
- Quanto deverá ser o seu faturamento de modo a conseguir bater as suas metas ou expectativas.
Entendendo a importância de um orçamento empresarial
Para elaborar um orçamento empresarial é necessário que se tenha, antecipadamente, uma discussão sobre os reais objetivos da empresa para o futuro.
Esse tipo de discussão serve para alinhar e integrar os mais diversos níveis hierárquicos da companhia num só objetivo, que é alcançar a meta de resultados estabelecida para o próximo ano.
Para que todos cheguem a esse objetivo, será necessário nesse documento um detalhamento do plano de como alcançar e solucionar possíveis problemas que possam surgir de modo a atrapalhar as metas da companhia.
É importante ressaltar que uma vez o orçamento realizado, será necessário que os novos dados sejam sempre atualizados e discutidos, situação essa que naturalmente exige um esforço de todos os colaboradores em prol do atingimento do que foi estabelecido no orçamento.
Como elaborar um orçamento empresarial
Tenha em mente que para elaborar o orçamento de um negócio será necessário ter em mãos os demonstrativos financeiros de uma empresa, é a partir deles que descobriremos dados importantes como posições de caixa, nível de custos, investimentos necessários, entre outros dados.
Para iniciar, devemos calcular todas as fontes de renda da empresa pra o futuro, sejam elas oriundas de vendas, empréstimos levantados com instituições financeiras ou rendimentos oriundos das aplicações do caixa.
Depois de feito esse levantamento, será necessário listar todas as despesas fixas (alugueis, salários, seguros, telefone, entre outras), pois essas dificilmente poderão ser modificadas, a não ser por um esforço extra da administração em reduzir custos desnecessários.
Agora é hora de calcular os custos variáveis (comissões, matéria-prima, energia elétrica) dos quais podem ser reduzidos ou ampliados a depender das condições de mercado e nível de produção da empresa.
Depois de feito isso, é muito importante incluir as despesas inesperadas que possam surgir para o futuro, tais como reformas, consertos, construção de novos galpões, etc.
Por fim, é o momento de juntar todas as informações colhidas e elaborar o seu orçamento empresarial, sempre com muita cautela e conservadorismo na hora de estimar resultados futuros.