Orçamento de capital: saiba o que ele representa para uma empresa
Toda a empresa está sempre em busca de alternativas que tragam os melhores retornos para seus investimentos. Para isso, elas lançam mão de recursos como o orçamento de capital para auxiliar no melhor gerenciamento da tomada de decisões.
O orçamento de capital é uma ferramenta de análise de investimento muito utilizada para estimar cenários futuros.
O que é orçamento de capital?
Orçamento de capital corresponde ao processo de avaliação, classificação e seleção de investimentos de longo prazo da companhia, que geralmente envolvem grande volume de capital. O seu objetivo é classificar e analisar os investimentos da empresa com base no retorno dos mesmos.
Ou seja, trata-se de uma área da administração financeira vinculada ao planejamento estratégico direcionado a investimentos permanentes de grande valor monetário.
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxo de caixa livre que será obtido com o projeto analisado. Dessa forma, o fluxo de caixa gerado por um ativo deve ser superior ao custo desse ativo.
Importância do orçamento de capital
Essa análise de investimentos possui grande relevância, visto que a partir de seu exame serão tomadas decisões de investimentos no longo prazo. Logo, permitirá que a organização se coloque em uma posição mais competitiva no mercado.
Além disso, é possível prever também a estrutura de capital e de custos futuros que implicarão na taxa de crescimento da empresa.
É importante considerar também que essa análise de investimentos deve agrupar todos os riscos envolvidos no projeto de longo prazo da organização.
Instrumentos de análise do orçamento de capital
Os métodos mais utilizados na elaboração do orçamento de capital são:
- Payback: É o período de tempo necessário para a recuperação do investimento realizado. O objetivo desse indicador é reduzir o risco e valorizar a liquidez.
- Valor presente líquido (VPL): consiste no valor presente de pagamento futuro, descontando uma taxa de custo de capital. É considerado uma das principais ferramentas na análise de investimentos.
- Taxa interna de retorno (TIR): É uma taxa de desconto que iguala o valor presente do fluxo de caixa futuro ao investimento inicial.
- Fluxo de Caixa Descontado (FCD): Determina o valor presente de uma empresa com base no dinheiro que a empresa pode gerar no futuro.
Além dessas ferramentas matemáticas de análise, os administradores devem levar em consideração outros fatores como para elaborar o orçamento de capital, como:
- Análise de Mercado;
- Localização Física;
- Análise de Suprimentos;
- Análise de Custos;
- Análise da Carga Tributária
- Análise de Preços a serem praticados;
- Análise de Financiamento;
Como analisar um orçamento de capital?
O gasto com orçamento de capital varia muito conforme o setor econômico e o tamanho da indústria. Assim sendo, empresas do ramo industrial despendem um gasto com orçamento de capital muito maior do que no setor de software, por exemplo.
Além disso, a aplicação de métodos de orçamento de capital são muito mais sofisticadas em empresas de grande porte. Isso porque elas investem de forma massiva na contratação de pessoal qualificado.
Cabe ressaltar ainda que a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Quer saber mais sobre orçamento de capital e outros conceitos básicos para análise financeira de empresas? Baixe nosso mini curso de Contabilidade para Investidores e aprenda a tomar melhores decisões de investimentos