O orçamento continuo é um dos tipos de controle de receitas e despesas empregados pela gestão orçamentária. Essa prática busca obtenção de resultados contábeis como o lucro líquido.
Assim, o orçamento contínuo possuirá um planejamento direcionado para um período determinado de tempo, de acordo com a empresa e suas estratégias de gestão.
O que é orçamento contínuo?
O Orçamento Contínuo, ou Rolling Forecast, é um orçamento que está em constante atualização. Consiste em uma metodologia utilizada para cobrir orçamentos por um período de 12 meses. Quando um mês se encerra, há uma revisão e é adicionado um novo mês no fim do período que está sendo analisado. Dessa forma, a companhia permanecerá sempre um orçamento de 12 meses pela frente.
Esse tipo de instrumento, também conhecido como orçamento rolling ou rolling forecast, costuma operar sob a forma de um ciclo anual. Por isso, sempre passa por revisão periódica, para que se adeque às mudanças nas previsões da empresa. Essa frequência pode ser mensal, trimestral ou semestral.
Ter um orçamento periódico que é analisado constantemente é útil para empresas que estão sujeitas a mudanças rápidas no ambiente de negócio. Entre elas, empresas de setores como o de tecnologia podem ser favorecidas com a escolha do rolling forecast.
A solução também é útil em companhias com histórico curto de operações que, por isso, têm poucos dados nos quais basear suas previsões.
Uma das desvantagens do orçamento continuo ocorre para empresas cujos produtos possuem ciclo de vida longo, pois não se adequaria às mudanças do cenário do curto prazo. Assim, o setor de atuação é um fator primordial para a adoção desse tipo de orçamento. Outro ponto é que ele exige mais trabalho devido às revisões.
Como fazer um orçamento?
Todo orçamento empresarial precisa apurar dados como:
- Custos e despesas fixas;
- Custos e despesas variáveis;
- Fontes de renda;
- Vendas de produtos ou Vendas de serviços;
- Entradas e saídas de capital;
Cabe aos gestores listar dados como estes e também fazer estimativas sobre possíveis situações de emergência. Esse tipo de informação é encontrada em ferramentas de gestão, como softwares usados para esse fim.
Existem inúmeros softwares para criação de orçamentos empresariais. Neles, também existe a possibilidade de se acessar previsões e fazer o acompanhamento da execução dos planos.
Quer entender melhor o impacto de um orçamento em uma empresa? Faça o minicurso de contabilidade para investidores.
Como calcular o orçamento contínuo?
O planejamento orçamentário ocorre após elaborada a estratégia da empresa para as previsões contínuas. O primeiro passo é estabelecer um filtro para as previsões, que deverão ter:
- Relatório mensal distribuído para gestores e funcionários;
- Incentivo à criação de comportamento proativo dos gestores;
- Estímulo dos empregados para adequação aos problemas orçamentários assim que surgirem;
Após receber os relatórios, todos os gestores e funcionários terão duas responsabilidades principais:
- Analisar os pontos positivos e negativos de cada período e buscar melhora para os resultados futuros;
- Analisar receitas e despesas afim de melhorar a performance da empresa. Principalmente, fazer a análise daquelas que podem ser controladas.
Por fim, chega-se ao orçamento anual e todo trabalho que foi divido durantes o período será desdobrado para gestores e funcionários. A partir desse ponto, o que será necessário é uma revisão dos dados, em vez de uma análise criteriosa em cima de todo o orçamento contínuo no final do ano.
Foi possível saber mais sobre orçamento contínuo por meio da leitura desse artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários abaixo.