O que fazer com o décimo terceiro: confira 3 opções de investimentos

Durante o ano todo, a maioria dos trabalhadores assalariados já pensam sobre o que fazer com o décimo terceiro salário.

As opções de o que fazer com o décimo terceiro são muitas, mas nem todas são boas ideias e podem ajudar no futuro do portador desse benefício. Então é bom saber onde investir o dinheiro.

O que fazer com o décimo terceiro salário é uma questão importante, porque este valor, se mal aplicado, pode ser a perda de um dinheiro que poderia render muito mais do que o recebido inicialmente.

Por isso, trazemos algumas dicas do que fazer com o dinheiro oriundo do 13° salário para que ele seja, de fato, um diferencial na vida financeira.

Onde investir o décimo terceiro salário?

Assim, confira três dicas de investimentos para o 13º salário:

  • Ações,
  • Fundos imobiliários, e
  • Renda fixa.

No entanto, quando falamos sobre investimentos, primeiro é preciso definir o que se pretende com este dinheiro e quais riscos se está disposto a correr em prol da rentabilidade.

Assim, se o seu objetivo é de curto prazo, o caminho para o sucesso é aplicar este dinheiro em um investimento com liquidez diária e que não sofram com a volatilidade.

E é nesta categoria que se enquadram as ações, alguns Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e títulos públicos do Tesouro Direto.

Isso quer dizer que ao sacar o dinheiro, o investidor receberá tudo o que ele rendeu até aquele dia, sem a perda da liquidez como ocorreria em aplicações pré-fixadas.

Mas é possível que o objetivo em questão seja de longo prazo, como uma aposentadoria ou independência financeira.

É aqui que entram os fundos imobiliários e as ações.

EBOOK GRATUITO FUNDOS

Com as ações, ainda é possível obter mais rentabilidade do que nos investimentos conservadores em renda fixa. Isso com um risco controlado, que diminui ao longo do tempo, desde que as empresas sejam consideradas bons negócios..

Já os fundos imobiliários são uma forma de investir em imóveis, mas com menos dinheiro do que seria necessário para adquirir uma sala comercial inteira, por exemplo.

Além disso, a liquidez desse investimento é maior do que a de um imóvel propriamente dito.

Além disso, ao investir seu 13º salário em ações pagadoras de dividendos ou fundos imobiliários, você será remunerado periodicamente por isso.

O que fazer com o décimo terceiro salário?

Quando falamos sobre investimentos, focamos em quem está com a vida financeira estabilizada.

Se este não for o caso, há algumas dicas de o que fazer com o décimo terceiro para melhorá-la.

A primeira delas é: pagar as dívidas já existentes.

Antes de pensar em investir, é necessário estancar a sangria deixada pelas dívidas de curto e médio prazo.

Claro que, dependendo do montante devido, o décimo terceiro não será suficiente para quitá-lo. Mas ainda é possível pagar uma parte desse valor.

SUNO FUNDO INFRA ESTRUTURA SNID11

A segunda opção é fazer uma reserva de emergência.

Esta reserva terá por objetivo permitir que o contribuinte mantenha seu padrão de vida por um determinado tempo em caso de demissão, por exemplo.

O ideal é que esta reserva seja o suficiente por no mínimo seis meses.

Este valor pode ser usado ainda para cobrir eventuais despesas médicas de urgência e demais imprevistos.

Para quem está com a saúde financeira em dia, ou seja, sem dívidas e com a reserva de emergência completa: a dica passa a ser investir.

Assim, ao decidir o que fazer com o décimo terceiro salário, considere a sua situação atual para fazer a melhor escolha.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *