Investir em empresas que tradicionalmente pagam bons dividendos é uma estratégia bastante popular no mercado. Porém, o que poucos sabem é que também é possível investir nesse tipo de ativo de forma indireta, através de ETFs. Um exemplo disso é o ETF americano NOBL.
Logo, se o intuito é investir em empresas internacionais com boa distribuição de dividendos, o NOBL pode ser uma boa opção. Por isso, é interessante conhecer mais a fundo o ETF NOBL, quais suas principais características e como sua composição é realizada.
O que é o NOBL?
O NOBL ETF, oficialmente denominado “ProShares S&P 500 Dividend Aristocrats ETF” é um fundo de índice americano que incorpora apenas empresas que vêm aumentando seus pagamentos de dividendos nos últimos 25 anos.
Portanto, para fazer parte da composição NOBL é necessário, além de ter aumentado os dividendos, ser um ativo que compõem a carteira teórica do índice S&P 500.
Como o índice S&P 500 é o principal indicador do mercado financeiro americano, é possível imaginar que algumas das principais empresas do mundo fazem parte do ETF.
Como funciona o NOBL?
Vários são os ETFs, sobretudo no mercado americano, que usam como referência o índice S&P 500.
No entanto, no caso do fundo em questão, são incorporadas apenas as empresas que vêm entregando cada vez mais dividendos para seus investidores.
Normalmente, as empresas que estão aumentando os seus dividendos são companhias que estão mais consolidadas no mercado e/ou que desejam reter mais investidores através do incentivo dos proventos.
Um ponto a ser destacado é que para ser um investidor do NOBL é preciso arcar com uma taxa de administração de 0,35% ao ano, um pouco superior às taxas cobradas por outros fundos de perfil similar.
Composição do NOBL
Assim como os demais ETFs, o NOBL também segue um índice do mercado financeiro.
Neste caso, o índice usado como referência é o S&P 500 Dividend Aristocrats.
Portanto, a composição do NOBL é realizada com foco em espelhar a carteira teórica do índice S&P 500 Dividend Aristocrats.
Entre as principais empresas que compõem o ETF em questão, estão:
- Walmart Inc.
- Procter & Gamble Co.
- AT&T Inc.
- Mcdonald’s Corp.
- Johnson & Johnson
- Coca-Cola Co.
- Chevron Corp.
- Exxon Mobil Corp.
Vantagens do NOBL
Para conhecer melhor um ativo e avaliar se vale a pena investir, é interessante estudar as vantagens e desvantagens relacionadas ao investimento.
Entre as principais vantagens do NOBL, é possível listar:
- Alto grau de diversificação;
- Empresas consolidadas.
Alto grau de diversificação
O NOBL é uma forma simples de investir em vários ativos da bolsa americana em simultâneo.
Isso para quem está começando, sem dúvidas, é uma grande vantagem, já que é uma forma de entrar na renda variável com um alto grau de diversificação e, consequentemente, maior segurança.
Empresas consolidadas
O ETF é formado por empresas mais consolidadas do mercado, que vêm crescendo seus pagamentos de dividendos.
É o caso da Mc Donald ‘s se Walmart, que são companhias muito estáveis e capitalizadas.
Desvantagens do NOBL
Por outro lado, entre as desvantagens do NOBL é possível destacar:
- Alta taxa de administração;
- Menor potencial de rentabilidade.
Alta taxa de administração
A taxa de administração de 0,35% ao ano é alta se comparada com os outros ETFs disponíveis, tanto no mercado nacional como americano.
Menor potencial de rentabilidade
Por se tratar de um ativo que incorpora empresas estabilizadas e muito grandes, há uma menor expectativa de crescimento muito alto.
Isso ocorre até mesmo pela improbabilidade de aumento de market share das companhias.
Esse artigo te ajudou a entender melhor o ETF NOBL? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.