Muitas empresas têm apostado em se especializar em um tipo exclusivo de negócio para aumentar as suas vendas. Como forma de tornar a empresa mais lucrativa, apostar em um nicho de mercado tem sido uma opção.
Pequenas empresas, principalmente, tem focado em um nicho de mercado para alavancar seus negócios e sobreviver a competição do mercado.
O que é um nicho de mercado?
O nicho de mercado é uma parcela específica de um grande mercado. Isto é, é uma segmentação de mercado onde os consumidores possuem características ou necessidades únicas, que os diferenciam do restante do mercado.
Com isso, o foco do nicho de mercado é atender um público que não tem suas necessidades atendidas completamente por empresas que atendem o mercado em geral.
Como funciona um nicho de mercado?
Uma empresa com nicho de mercado é caracterizada por atender um grupo de consumidores específico, e, muitas vezes, inexplorado.
Por exemplo, há um grande número de franquia de restaurantes com preços acessíveis. O setor de serviços de alimentos possui uma série de empresas. Todos já muito explorados.
Um exemplo de nicho de mercado seria uma rede de restaurante veganos. Esse grupo de potenciais clientes possui necessidades diferentes e pouco exploradas.
As empresas que atuam em nichos de mercado buscam entender os anseios e necessidades do mercado. Assim, apostam em um negócio nichado. Há uma série de empresas que cresceram desta forma.
Casos de negócios nichados
Há várias empresas que escolheram atender uma segmentação de mercado e se tornaram grandes empresas. A Amazon, por exemplo, é um exemplo de negócio que começou nichado e depois expandiu suas atividades para outros setores.
Em seu início, a empresa de ecommerce apostou em um nicho específico de mercado: a venda de livros pela internet. Entretanto, com o passar o tempo, a empresa criada por Jeff Bezos começou a penetrar em outros mercados, passando a vender outros produtos além de livros.
No final das contas, devido a sua eficiência e a sua constante preocupação com a satisfação dos consumidores, a Amazon acabou se tornando uma gigante do varejo na internet – completando o sonho de seu fundador de se tornar “a loja de tudo”.
Como encontrar um nicho?
Mas para encontrar um nicho não é preciso apostar em um negócio inovador. Há casos de várias empresas antigas que apostam um de seus produtos para atender um mercado pouco explorado.
Um exemplo disso são as montadoras de veículos. Há muito fabricantes que identificam um nicho em crescimento e fazem um veículo para atender essa demanda.
Essa segmentação de mercado de veículos pode ser para atender o mercado de veículos de luxo ou carros elétricos, por exemplo. As empresas apostam na segmentação porque há uma série de vantagens dos nichos de mercado. Assim, podem aumentar também a margem de lucro.
Por que definir um nicho de mercado?
A principal vantagem de atuar em um nicho de mercado é o número reduzido de concorrente. Além disso, por se tratar de um segmento pouco explorado, é muito mais fácil uma empresa se tornar líder naquela área.
Isso porque ao se especializar em um produto ou serviço, a empresa pode procurar por diferenciais e se destacar de outras empresas. Há outras vantagens como:
- Marketing: Os custos de propaganda são usados em um único nicho. Isso pode ajudar a reduzir custos. Além de tornar o marketing mais certeiro.
- Proximidade: Por atender um público-alvo, a empresa pode se aproximar com mais facilidade com os seus clientes
- Inovação: Apostar em uma segmentação de mercado pode tornar mais fácil apresentar produtos e serviços inovadores
- Fidelização: Se a marca conseguir atender as necessidades dos clientes é mais fácil o público propagar o serviço oferecido.
Uma segmentação de mercado pode atender um grande público. Um nicho de mercado pode ter um número muito grande de consumidores. Há nichos de mercados milionários, como o caso da plataforma Uber.
Por isso, é importante fazer uma pesquisa antes de escolher um nicho de mercado. Porque em algumas vezes a segmentação pode ter desvantagens.
Esperamos que você tenha entendido as vantagens de explorar um nicho de mercado ao decidir empreender. Para saber mais sobre o assunto, deixe um comentário abaixo com sua dúvida ou opinião sobre a dinâmica de um negócio nichado.