Prever situações econômicas de curto e longo prazo por meio de estudos é um dos grandes desafios que muitas instituições tentam na atualidade. No entanto, dentre elas, o NBER destaca-se pela sua capacidade de precisão.
Um dos destaques do NBER foi, portanto, a criação de um estudo que tornou-se posteriormente a base das medições oficiais do PIB norte americano.
O que é o NBER?
NBER é a sigla de National Bureau Economic Research, uma instituição norte americana privada de pesquisas econômicas. Ela é uma organização sem fins lucrativos que recebe, dessa forma, apoio do governo e de outras instituições privadas para promover pesquisas.
Fundada no ano de 1920 nos Estados Unidos, pelo economista Wesley Mitchell, a NBER possui o seu escritório nas cidades de Cambridge e Nova York. Um fato curioso é que os escritórios são, dessa maneira, o mesmo desde sua fundação.
A principal finalidade da National Bureau Economic Research é desenvolver pesquisas em quatro vertentes de estudo com o objetivo de mapear os modelos econômicos, promovendo então novos debates sobre suas correntes, além de impulsionar o desenvolvimento e crescimento econômico global.
Quer começar a investir na bolsa? Baixe nosso E-book manual do investidor.
Para que serve o NBER?
O NBER, conforme mencionado, possui quatro vertentes de estudo que visa atender desde formuladores de políticas públicas até empreendedores e acadêmicos.
Dentre as principais linhas de estudo, algumas se destacam como:
- Geração da estimativa dos modelos de comportamento da economia;
- Projeção dos efeitos causados por políticas alternativas;
- Estudo e desenvolvimento de estatísticas;
- Avaliação de efeitos causados por determinadas políticas públicas na economia.
A instituição conta hoje com aproximadamente 1.400 colaboradores dentre estudantes bolsistas do NBER bem como os Research Associates que são efetivados dentro e fora da instituição.
A NBER é, atualmente, reconhecida pelos seus estudos e pelos impactos e colaborações que eles trazem para todo o sistema econômico, seja dos EUA seja do resto do mundo.
Quer aprender a investir em dividendos? Baixe nosso minicurso sobre dividendos.
Qual sua influência a economia?
Para falar sobre qual a influência do NBER na economia podemos destacar que a instituição possui uma grande visibilidade no trabalho de seus associados o que acaba destacando-os como referência nas áreas em que atuam.
Existe atualmente cerca de 20 programas de pesquisas econômicas desenvolvidas profundamente pelo instituto como: desenvolvimento da economia americana, energia e meio ambiente, economia da saúde, finanças corporativas, dentre outros.
Por se tratar de um instituto referência na área, sempre que um estudo é desenvolvido e lançado, ele acaba, desse modo, destacando-se, chegando a se tornar inclusive referência mundial.
Houve, portanto, grande participação do NBER em grandes feitos durante a sua longa trajetória de vida. No ano de 1934, um dos estudantes do instituto supervisionou as estimativas oficiais da renda nacional dos EUA. Esse estudo, tornou-se, desse modo, a base de medições oficiais do PIB no país.
Além do mais, o NBER tem bastante credibilidade junto à mídia norte americana visto sua capacidade de conseguir datar o final de grandes recessos em terras estadunidenses, como aconteceu na crise de 2008, onde o instituto conseguiu prever com mais precisão que o mercado, o fim da crise econômica.
Foi possível entender o papel do NBER na economia? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.