Nasdaq Composite (IXIC): entenda o que é e como este índice funciona
No mercado financeiro norte-americano, o Nasdaq Composite é um dos índices mais procurados por todos os investidores e analistas financeiros presentes nesse país e em várias partes do mundo.
Como o índice é bastante amplo, contando com diversos ativos em sua composição, o Nasdaq Composite é extremamente relevante para o mercado.
Além disso, o índice também serve como um termômetro para o segmento de tecnologia, já que grande parte das empresas que fazem parte do índice são de tecnologia.
Contudo, vale destacar que há mais setores dentro do índice, como consumo, saúde, dentre outros.
Por isso, entender o Nasdaq Composite é fundamental para compreender a importância da bolsa de valores Nasdaq. Conheça mais sobre o índice a seguir:
O que é Nasdaq Composite?
O índice Nasdaq Composite é ponderado pela capitalização de mercado de mais de 3.300 ações ordinárias listadas na bolsa de valores Nasdaq. Ou seja: esse índice representa a rentabilidade das empresas contidas na bolsa de valores Nasdaq. Além disso, quanto maior o valor de mercado da empresa, maior é o seu percentual no índice.
De fato, com o Dow Jones Average e o S&P 500, esse é um dos três índices mais seguidos do planeta.
A composição desse índice é destacadamente ponderada em favor de empresas de tecnologia da informação, como é o caso das FAANG, que estão entre as maiores da área.
Em sua composição é possível observarmos a existência de REITs (fundos de investimento imobiliários), ADRs e diversos tipos de ações ordinárias, além de interesses em parcerias limitadas. Desse modo, você conseguiu compreender melhor o que é Nasdaq Composite?
História do índice Nasdaq Composite
O lançamento desse índice aconteceu no ano de 1971, inicialmente operando com 50 empresas que totalizaram um valor inicial de 100.
No início dos anos 2000, data na qual o índice havia alcançado seu topo histórico até então, o mercado americano estava vivenciando a chamada bolha da internet.
NASDAQ: saiba como funciona a segunda maior bolsa do mundo
Assim, o seu “estouro” fez com que o índice caísse de 5.132 pontos até 1.108 pontos em 10 de outubro de 2002.
Além disso, outra grande crise vivenciada pelo índice ocorreu no ano de 2008, em especial quando o extinto banco de investimentos Lehman Brothers veio à falência, levando consigo todos os mercados financeiros mundiais.
Essa última recessão fez com que o índice saísse de 2.300 pontos vistos em 6 de fevereiro de 2008 para um mínimo de 1.265 pontos em 9 de março de 2009.
Após isso, o mercado americano como um todo se recuperou sob a influência do Federal Reserve e a sua política de flexibilização quantitativa.
Por fim, nos últimos anos o Nasdaq vem alcançando máximas históricas devido ao elevado potencial de crescimento das ações de tecnologia, mesmo diante de cenários de inflação e pandemias.
Como Funciona o Nasdaq Composite?
Não é difícil entender como funciona Nasdaq Composite. Esse índice utiliza uma metodologia de ponderação de capitalização de mercado.
Ou seja, o valor do índice é igual ao valor total dos pesos das ações de cada um dos títulos que o compõem, multiplicado pelo último preço de cada título.
Assim, o índice Nasdaq é calculado continuamente ao longo do dia de negociação, já que a sua atualização é feita uma vez por segundo. Sendo o valor final reportado sempre às 16h16 de cada dia de negociação.
Quais ativos podem fazer parte do Nasdaq Composite?
Para ser elegível e integrar o Nasdaq Índice, os títulos devem ser de tipos específicos.
Assim, são eles: Estoques de rastreamento, Ações de Juros Benéficos (SIBs), Fundos de investimento imobiliário (REIT), Ações ordinárias, Interesses em parcerias limitadas, American Depositary Receipts (ADRs).
Por outro lado, debêntures, fundos fechados, fundos negociados em bolsa, ações preferenciais e títulos derivativos dos mais variados tipos não podem ser incluídos no índice.
Além disso, é importante salientar que à medida que um título não atenda aos requisitos de elegibilidade do Nasdaq, ele pode ser removido a qualquer momento do índice.
Quando ocorrem alterações no preço das ações corporativas oriundas de eventos como desdobramentos de ações ou pagamento de dividendos, a correção sempre será feita na data de expiração do fato.
Por fim, pode-se concluir que o índice Nasdaq Composite é bastante amplo e reconhecido dentro dos mercados financeiros internacionais.
Além disso, a sua utilidade serve muito de parâmetro para entendermos a performance das companhias ligadas à tecnologia de maneira geral. Uma vez que as companhias de tecnologia atualmente, são aquelas com maior valor de capitalização do mercado.
Bons exemplos do alto valor de mercado de tais empresas, são da: Apple (com valor de mercado de 3,9 trilhões de dólares) e Nvidia (com valor de 3,4 trilhões de dólares).
Composição do Nasdaq Composite
Como já mencionado, os principais ativos que fazem parte do índice são referentes às empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Portanto, conheça a seguir, mais detalhes sobre a composição do: Nasdaq Composite empresas:
De acordo com as últimas informações referentes a dezembro de 2024, a composição do índice está assim:
- Tecnologia – 60,07%;
- Consumidor discricionário – 19,38%;
- Assistência médica – 5,63%;
- Industriais – 3,93%;
- Finanças – 3,41%;
- Telecomunicações – 2,47%;
- Produtos básicos de consumo – 1,83%;
- Materiais básicos – 0,95%;
- Imobiliária – 0,82%;
- Utilitários – 0,81%;
- Energia – 0,71%;
Ou seja, mais da metade do índice está alocado em companhias de tecnologia. Agora vamos avaliar quais são as maiores posições dentro do Nasdaq com relação à capitalização das companhias:
1º – Apple (3,9 trilhões de dólares)
Há muitos anos a Apple é sinônimo de sucesso e riqueza nos Estados Unidos. A empresa é tão importante e relevante para os norte-americanos, que até o megainvestidor Warren Buffett, tornou-se acionista da companhia em 2016.
O grande sucesso da companhia está em sua linha de produtos tecnológicos e inovadores. Por exemplo, a revolução dos smartphones de 2007 aconteceu por meio do Iphone, aparelho desenvolvido e produzido até hoje pela empresa.
2º – Nvidia (3,4 trilhões de dólares)
Com o desenvolvimento da inteligência artificial e a necessidade de mineração de criptomoedas, como os Bitcoins, alguns hardwares se tornaram extremamente necessários, sendo que o principal deles, são as placas de vídeo.
Nesse sentido, a Nvidia se tornou o centro das atenções, visto que seu hardware de extrema qualidade, supria a necessidade de um mercado em franca expansão.
Observando as novas necessidades do mercado de criptomoedas e IA, a empresa de placas de vídeo começou a desenvolver equipamentos específicos para tais funções. Fato que colaborou ainda mais para o seu crescimento no mercado de tecnologia. Assim, hoje, a empresa é uma das maiores em valor de capitalização de mercado.
3º – Microsoft (3,2 trilhões de dólares)
Por anos, a Microsoft foi a maior empresa de tecnologia do mundo. Contudo, essa posição foi pedida com a ascensão de outras companhias, como a própria Apple. Desse modo, hoje, a Microsoft continua sendo uma relevante empresa de softwares, responsável pelo sistema operacional Microsoft e também por outros softwares, como a linha Office. Além é claro de outros produtos, como o Xbox e também o Linkedin e Skype.
4º – Alphabet (2,4 trilhões de dólares)
O Google ganhou grande relevância no início dos anos 2000. Depois, ainda surfando em seu monopólio de “buscas na internet”, a empresa adquiriu o Youtube e assim, se tornou um dos titãs da internet. Nesse sentido, se, praticamente todo computador possui um software da Microsoft, quase todos os usuários de internet utilizam o Google, ou Youtube para fazer pesquisas.
5º – Amazon (2,3 trilhões de dólares)
A Amazon já existe desde 1994, porém, a empresa criada por Jeff Bezos começou a ficar relevante no mercado financeiro a partir de 2015, quando as ações se valorizaram em mais de 116%. Depois, a Amazon conseguiu crescer cada vez mais em valor de mercado e hoje, é uma das principais companhias de consumo do mundo.
Assim, em seu início, a empresa vendia livros pela internet, mas com o passar dos anos, ela começou a vender muito mais do que livros. E hoje vende diversos produtos nos Estados Unidos e pelo mundo. Dessa maneira, o grande diferencial da empresa está em seus preços e nos prazos de entregas. Pontos que tornam a Amazon extremamente eficiente e competitiva.
6º – Meta (1,5 trilhões de dólares)
Dona das principais redes sociais do planeta, a Meta (grupo criado por Mark Zuckerberg) tem como negócios o Instagram, Facebook e Whatsapp. Assim, a firma é uma das maiores no segmento de tecnologia, faturando bilhões de dólares todos os anos, através do marketing e da publicidade em suas redes.
7º – Tesla (1,4 trilhões de dólares)
Por fim, em nossa lista de empresas que fazem parte do índice Nasdaq Composite, temos a Tesla. A firma de Elon Musk, o homem mais rico do mundo, revolucionou o mundo, mostrando que veículos elétricos podem dar certo. Inclusive, atualmente a Tesla é a montadora de carros mais valiosa do mundo.
Nesse sentido, a Tesla é referência no segmento de carros elétricos e consumo, já que trouxe os primeiros veículos elétricos que realmente funcionam. Outro ponto positivo sobre a companhia está associado às diversas tecnologias presentes nos carros, como a direção automatizada, por exemplo.
Nasdaq Composite x Nasdaq 100: Qual a Diferença?
Uma das principais diferenças entre Nasdaq 100 x Nasdaq Composite está relacionado a abrangência do índice.
O Nasdaq Composite é muito mais amplo, já que em sua composição, há mais de 3 mil empresas de diferentes segmentos. Nesse sentido, o Nasdaq 100 possui somente 100 empresas, que são consideradas as maiores do mercado.
Sendo que as empresas também pertencem a diferentes segmentos da economia, contudo, os setores com maior presença são de tecnologia e consumo.
Ao realizar uma breve comparação de performance entre os dois índices, enxergamos ganhos maiores no Nasdaq 100, já que as empresas de tecnologia acabaram sendo as grandes impulsionadoras da economia norte-americana nos últimos anos.
Desse modo, nos últimos 5 anos, o Nasdaq 100 obteve ganhos na casa dos 144% enquanto o Nasdaq Composite, de 118%.
Desempenho Histórico do Nasdaq Composite
Como um todo, o mercado financeiro norte-americano registrou forte crescimento nos últimos anos. Apesar de todas as crises referentes aos últimos 30 anos, o mercado dos Estados Unidos ainda cresce.
Mas, esse crescimento pode ser sentido de formas diferentes, já que existem mais índices, além do Nasdaq Composite.
Por exemplo, nos últimos 5 anos, o S&P 500, que para muitos, é o principal índice da bolsa norte-americana, cresceu 84%.
Agora o Dow Jones, registrou valorização de 50% no mesmo período. Nesse sentido, o desempenho Nasdaq Composite acabou sendo melhor, já que o índice alcançou ganhos de 117%. Superando os dois outros índices.
Só para exemplificar a importância do Nasdaq Composite, somente em 2024, o índice vem conseguindo registrar valorização de 32,67%, enquanto o S&P 500 e o Dow Jones, estão ganhando 25,4% e 13,57% respectivamente.
Como investir no Nasdaq Composite?
De fato: como esse índice costuma apresentar altas valorizações por causa de suas ações de tecnologia, muitos se perguntam se é possível investir nele.
NASD11: conheça o ETF das principais empresas da Nasdaq
Em primeiro lugar, é preciso entender que, se um investidor quisesse investir nas ações desse índice, ele poderia verificar as empresas contidas no mesmo e selecionar as que preferisse, fazendo o processo de stock picking.
Entretanto, para muitas pessoas, a forma mais fácil de investir nesse índice é através dos ETFs, fundos de gestão passiva que acompanham um benchmark. De fato: essa é a forma mais prática de investir no Nasdaq Composite hoje.
Assim, é possível investir no Nasdaq Composite através do ETF NASD11 disponível na bolsa de valores brasileira.
Por outro lado, caso o investidor decida alocar seu capital diretamente no exterior, é possível adquirir o ETF americano QQQ.
Sem falar que no mercado nacional, quanto no exterior, há também os fundos de investimentos que investem no índice, ou em ativos associados ao índice.
Dessa forma, o investidor pode contar com opções de investimentos dentro e fora do território nacional. Em resumo, o que não falta, são alternativas sobre como investir no índice Nasdaq.
Importância do Nasdaq Composite no Mercado Global
Por se tratar de um índice que dá preferência por empresas de tecnologia, o Nasdaq Composite se tornou extremamente importante e relevante no mercado.
Principalmente devido à importância que o setor de tecnologia tem hoje nos Estados Unidos e no mundo.
Basicamente, todo investidor busca comprar ativos ligados ao segmento de tecnologia, tendo em vista os resultados positivos que as principais companhias da área conquistaram ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, a importância do Nasdaq é significativa para o mercado financeiro.
Tendências e Perspectivas do Nasdaq Composite
Prever o que acontecerá com o mercado de tecnologia, e principalmente com o índice Nasdaq Composite, é algo difícil. Mas, observando o breve histórico das companhias de tecnologia e da evolução das empresas e dos negócios, a expectativa é que este segmento continue extremamente atrativo.
Hoje, as áreas no segmento de tecnologia que estão ganhando cada vez mais atenção, são referentes a inteligência artificial e as energias renováveis. Contudo, novas áreas associadas à tecnologia podem ganhar mais atenção, como a saúde.
Mesmo hoje, com a existência de tantas empresas de tecnologia, nada impede que novos negócios sejam criados. Desse modo, não é difícil imaginar que novas empresas possam surgir e ocupar, em parte, o lugar das atuais companhias.
Por exemplo, há 20 anos, não havia tantas empresas de tecnologia no topo do mercado, como há hoje. A Apple não tinha o mesmo tamanho, comparado ao atual, muito menos a Amazon.
Sendo que a Meta e a Tesla ainda não existiam. Dessa maneira, imagina o que acontecerá daqui a 20 anos, por exemplo.
Conclusão
Apesar da abrangência do Nasdaq Composite, tendo mais de 3.300 empresas em sua composição, o índice nos últimos anos, tem alcançado resultados muito bons. Superando até mesmo, outros índices norte-americanos, que possuem menos empresas, como é o caso do Dow Jones e do S&P 500.
Contudo, é importante destacar que o Nasdaq Composite possui um grande foco em empresas de tecnologia. Tornando este índice, um dos mais importantes do mundo, quando o assunto é tecnologia.
Querendo ou não, mais de 60% da carteira do índice está alocada em companhias de tecnologia. Desse modo, quando este segmento está em alta, o Nasdaq Composite provavelmente proporcionará ótimos resultados.
Então, como o segmento de tecnologia está em alta, com inovações surgindo nas áreas de IA e energias renováveis, a valorização do índice provavelmente se manterá.
Nesse sentido, você ainda possui dúvidas sobre o Nasdaq Composite, e o seu funcionamento? Comente abaixo para que possamos te ajudar.
Agora, se você está à procura de mais conteúdos sobre diferentes índices, conheça aqui, mais sobre o S&P 500 e o Dow Jones.