Diversos investidores buscam alocar parte dos recursos no exterior para diversificar o portfólio de investimentos, além de se expor a moeda mais forte do mundo. Nesse sentido, vale a pena conhecer os principais índices negociados na bolsa americana, entre eles, o Nasdaq 100.
Entretanto, para investir no Nasdaq 100, é importante entender como esse índice funciona e suas principais características.
O que é Nasdaq 100?
O Nasdaq 100 é um índice composto pelas 100 maiores empresas não financeiras negociadas na bolsa de valores Nasdaq.
A Nasdaq é uma bolsa de valores especializada em empresas de tecnologia, sendo esse um índice que vem apresentando uma performance sólida desde a sua criação.
Assim, o índice Nasdaq 100 se trata de um dos índices de ações mais famosos do mundo. Foi lançado em 1985 e possui uma capitalização de mercado de mais de U$ 7 trilhões de dólares.
Não há um valor de mercado mínimo para as empresas fazerem parte do índice Nasdaq, porém ela deve fazer parte das 100 maiores companhias que cumprem os demais critérios estabelecidos.
De fato: fazem parte do índice as famosas empresas FAANG, que representam as inicias, respectivamente, de: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google.
Como funciona o Nasdaq 100?
Primeiramente, o índice é composto, entre outros aspectos, de acordo com o valor de mercado das empresas da Nasdaq.
Ou seja: quanto maior o valor de mercado, maior a representação de cada empresa no índice. O valor de mercado é nada mais do que a quantidade de ações de uma companhia multiplicada pelo valor de cada ação.
Por exemplo: se uma empresa possuir 5 milhões de ações com o valor de US$ 20 cada o seu valor de mercado será o total de US$ 100 milhões.
Além disso, o índice apresenta alguns critérios para a inclusão de companhias, como por exemplo: não ser do setor financeiro e ser listada em bolsas de valores da Nasdaq.
Por outro lado, as empresas não podem estar em situação de recuperação judicial e devem ter uma média diária de negociação acima de 200 mil ações.
Qual é a composição do Nasdaq 100?
O grande motivo para o recente sucesso deste índice de ações são as empresas tecnológicas que fazem parte de sua composição.
De fato: as empresas listadas na Nasdaq com maior representação são as chamadas big techs, empresas com foco no desenvolvimento tecnológico que abocanham grande parte de seus respectivos mercados.
Tais empresas apresentaram elevado crescimento nos últimos anos por conta da digitalização da economia. Além disso, sua rentabilidade continua a aumentar, fazendo com que essas companhias consigam elevados níveis de caixa.
Sendo assim, as maiores empresas Nasdaq são a Apple, a Microsoft, o Facebook, a Amazon e a Alphabet (holding dona do Google).
Além disso, é interessante notar que são todas empresas conhecidas pela população: grande parte das pessoas utilizam os serviços fornecidos por estas companhias diretamente.
Elas ainda apresentam em comum a característica de possuírem um balanço patrimonial bastante enxuto. Outras empresas conhecidas e presentes no índice são: Tesla, Nvidia, PayPal, Adobe e mais.
Qual é o histórico do índice Nasdaq 100?
De fato: o gráfico da Nasdaq, quando analisado, apresenta elevada rentabilidade ao longo do tempo, superando índices similares, como o do S&P500 ou o Dow Jones.
Isto pode ser explicado pela sólida performance das ações listadas na Nasdaq, pois estas empresas tecnológicas se notabilizaram pela forte geração de caixa e baixa necessidade de capital intensivo.
Sendo assim, os retornos sobre o capital investido e retornos sobre o patrimônio líquido se tornaram bastante altos, sendo esse o grande motor da geração de valor para os acionistas destas grandes empresas.
De fato: no início dos anos 2000, ocorreu a bolha pontocom (conhecida como bolha da internet) ter ocorrido, onde várias empresas de tecnologia se mostraram não lucrativas, queimando bastante caixa.
Entretanto, algumas companhias tecnológicas continuaram com suas operações e foram aumentando seus lucros.
Por outro lado, para quem teve coragem de investir nas 100 maiores empresas da Nasdaq no auge da crise de 2008, isto se mostrou uma ótima decisão, visto que as empresas tiveram valorizações altíssimas.
Como investir no Nasdaq 100?
Para investir no Nasdaq 100, ainda não há veículo de investimento disponível diretamente em corretoras brasileiras.
Entretanto, é possível investir em ações americanas através de um índice do S&P500, composto pelas 500 maiores empresas americanas, o IVVB11. Ainda que não seja uma opção para se investir no Nasdaq 100, já é possível se expor a investimentos no exterior.
Por outro lado, é possível comprar ETFs que acompanham o Nasdaq Index através de corretoras que permitam investimentos em ativos americanos, como é o caso do QQQ.
Dessa forma, é possível expor-se diretamente em dólar a esses ativos, acompanhando a rentabilidade das empresas presentes no índice.
Além disso, é possível em vários países investir no índice das 100 maiores empresas da Nasdaq através de fundos de gestão passiva, os ETFs.
Portanto, é possível investir em um ETF que representa o Nasdaq 100 dos seguintes países: Alemanha, Canadá, Índia, China, França e Austrália. Entretanto, no Brasil ainda não há um ETF que represente este índice de ações.
Foi possível entender como funciona o Nasdaq 100? Comente abaixo se ainda tiver mais alguma dúvida.