MVP é uma metodologia de criação de serviços e produtos muito comum no ambiente das startups por causa de sua alta eficiência.
A técnica do MVP é fundamental para startups que querem crescer rápido e se tornar relevantes no mercado, alcançando um alto lucro líquido no futuro.
O que é MVP?
MVP é a sigla usada para Minimum Viable Product, que pode ser traduzido para o português como Mínimo Produto Viável, sendo uma versão resumida de um produto, com todas as funções necessárias para que um consumidor inicial possa testar e fornecer feedbacks para um desenvolvimento futuro do produto.
Logo, fica claro que, com a aplicação da metodologia do mínimo produto viável o negócio pode testar uma ideia de forma muito mais barata, sem realizar um grande dispêndio financeiro em função de um produto completo.
De fato, faz parte do planejamento financeiro e estratégico de várias empresas, sobretudo Startups, lançar um MVP para testar a performance das suas ideias de produto no mercado.
Portanto, para validar produtos com o menor risco financeiro possível, saber o significado de MVP e como aplicá-lo é fundamental.
Qual é a importância do MVP?
Startups são empresas jovens e inovadoras, com ideias de negócios escaláveis e recicláveis.
A grande questão é que, por se tratar de uma empresa jovem, as Startups não dispõem de grandes recursos para testar seus produtos.
Portanto, a fim de realizar um projeto de uma startup enxuta, a metodologia MVP é uma estratégia muito utilizada por esse tipo de negócio.
Contudo, evidentemente, essa metodologia não se restringe apenas a realidade de startups, mas também pode ser aplicada por empresas, independente do porte, que buscam lançar produtos disruptivos.
Essa é uma forma inteligente de testar a ideia de produto gastando o mínimo possível e, após receber os feedbacks e desenvolver melhor a ideia.
Além disso, o MVP permite angariar investidores para o desenvolvimento completo do produto, o que pode ajudar a empresa se tornar um unicórnio.
Como desenvolver e aplicar a metodologia MVP?
Além de conhecer e entender o significado de MVP, é importante entender como essa metodologia pode ser desenvolvida e aplicada em um negócio.
Existem alguns diferentes tipos de MVP. Todavia, basicamente, toda metodologia do produto viável mínimo consistem em algumas etapas, como:
- Proposta de valor do produto;
- Estudo do público alvo;
- Teste do produto no mercado;
- Estudo dos resultados obtidos;
- Otimização do produto.
1. Proposta de valor do produto
Primeiramente, após ter uma ideia de produto promissor, é preciso definir uma boa proposta de valor do produto, fundamental para um bom desenvolvimento e comercialização do produto.
Basicamente, nesta etapa, é importante definir respostas para perguntas fundamentais, como: quais os problemas são solucionados com o produto? Quem precisa desse tipo de soluçao? O que há no produto que não é ofertado pelo mercado.
Assim, essas perguntas entregam respostas que são fundamentais para um desenvolvimento realístico do produto em relação à realidade do mercado.
2. Estudo do público alvo
Em segundo lugar, o MVP deve ser entregue ao público-alvo qualificado para o consumo do produto final para que os resultados obtidos tenham alguma validade.
Por isso, é extremamente importante, antes de tudo, estudar a proposta de valor do produto e definir bem o público alvo.
3. Teste do produto no mercado
Esse é o passo essencial do mínimo produto viável, já que é o momento em que o protótipo será testado pelo potencial público consumidor do produto e, portanto, haverá a coleta dos feedbacks para o desenvolvimento final.
Normalmente, a primeira etapa de testes é conhecida como alpha, quando o MVP é testado com um público controlado e de menor porte.
Assim, após o teste alpha vem o beta, onde o MVP é testado por um público mais geral e maior. Nesta fase acontece uma real simulação do público-alvo.
4. Estudo dos resultados obtidos
Essa fase é igualmente importante, já que é o momento em que os feedbacks dos primeiros clientes são colhidos, interpretados e utilizados para a otimização do produto por parte da startup.
No entanto, não significa que qualquer sugestão ofertada pelos clientes deve ser colocada em prática pelo negócio.
Além disso, é interessante questionar quais problemas do consumidor ainda não foram contemplados com a solução até então desenvolvida, para que assim melhores soluções sejam elaboradas pela equipe responsável pelo produto.
5. Otimização do produto
Por fim, esse é o momento onde há um trabalho coletivo do negócio para interpretar os feedbacks e surgir com melhorias para o produto.
É importante deixar claro que, se houverem muitas mudanças no produto, é válido fazer um novo MVP e testar novamente, a um baixo custo, a ideia do novo produto.
Quais os cuidados ao criar o MVP?
Existem diversos cuidados a se tomar na hora de criar um MVP que vão ajudar as chances de sucesso do produto ou serviço.
Primeiramente, é preciso parar e pensar um tempo na ideia central do projeto. Do contrário, a solução encontrada pela empresa poderá não ser clara e não chamar a atenção dos consumidores.
Além disso, é fundamental verificar casos similares em outros mercados ou até mesmo no mesmo mercado, aprendendo com os erros dos outros.
Por exemplo: alguém já tentou o que esse MVP pretende solucionar? Qual foi o resultado? O que pode ser feito para não cometer os erros que eles cometeram.
Além disso, é preciso ter indicadores de performances claros. Qual é a métrica principal do MVP? Número de usuários? Faturamento bruto? Lucro líquido? Margem? Tempo de execução? É preciso selecionar os principais fatores.
Outro erro muito comum é o de oferecer o minimum viable product apenas a pessoas próximas e não para uma audiência compradora, o que distorce os resultados verdadeiros.
Ainda, é preciso aprender com os erros e tentar melhorar o produto de forma constante, para que ele tome forma e se desenvolva.
Por fim, o maior erro é não tentar usar essa metodologia, uma vez que mesmo empresas large caps podem fazer uso da técnica.
Exemplos de MVP
A Apple, que ainda carrega a veia inovadora de Steve Jobs, tem diversos exemplos de MVP ao lançar seus produtos e serviços.
A cada ano, o iPhone vem com novas atualizações, muitas em estágios iniciais de desenvolvimento. Aquelas que despertam interesses nos usuários acabam sendo priorizadas e desenvolvidas.
Por outro lado, as atualizações que não recebem a devida atenção acabam perdendo destaque nas próximas versões.
É o que a Apple tem feito não só com o iPhone, mas com seus acessórios (os chamados wearables). Essa linha de produtos tem crescido fortemente por causa das soluções que combinam inovação e estilo.
Outra empresa que faz uso do conceito de MVP é a Uber: no auge do distanciamento social, eles lançaram uma modalidade de corrida exclusiva para a entrega de itens sem passageiros.
Além disso, eles verificaram a necessidade de locomoção rápida em grandes cidades, como São Paulo, e criaram uma modalidade de corrida através de helicópteros.
Você ainda tem dúvidas sobre MVP e a importância desse conceito na formulação de novos produtos e serviços? Comente abaixo para que possamos tirar as suas dúvidas.