“Para melhorar o seu julgamento, aprenda a se sentir intrigado em vez de defensivo quando encontrar novas informações que contradizem suas crenças.” – Thibaut
Gráfico do dia
Ativos totais do Fed (Federal Reserve)
O que aconteceu nas últimas 24 horas?
Petróleo
Neste domingo (12), a OPEP (Organização do Países Produtores de Petróleo), Rússia e outros países produtores de petróleo, chegaram a um acordo que prevê um corte na produção da commodity.
- A redução na produção pode chegar até 9,7 milhões de barris por dia, cerca de 10% da produção mundial pré-crise.
- A medida prevalecerá entre maio e junho deste ano e configura o maior corte na produção de petróleo de todos os tempos.
- Há mais de um mês, um impasse entre russos e sauditas sobre a redução da produção de petróleo dada a crise gerada pelo coronavírus provocou uma guerra nos preços do petróleo.
PIB
Segundo previsão do Banco Mundial, o PIB do Brasil deverá retrair 5% em 2020 dada a crise do coronavírus.
- Por outro lado, para 2021, a previsão é de crescimento de 1,5% e, para 2022, de 2,3%.
- O Banco ainda estima uma retração de 4,6% no PIB da região da América Latina e Caribe, com exceção da Venezuela.
- Países com dívidas mais elevadas e déficits fiscais anteriores à crise do novo coronavírus devem ter um espaço mais limitado para agir, avaliou o economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e Caribe.
Coronavírus
De acordo com dados da Universidade John Hopkins, mais de 400 mil pessoas já se recuperaram do COVID-19 no mundo, quase quatro vezes o número de vítimas fatais.
- No mundo, já são quase 2 milhões de casos confirmados da doença, sendo que Estados Unidos, Itália e Espanha são os países com a maior quantidade de infectados.
- No Brasil, o número de casos confirmados soma 22.169, com 1.223 vítimas fatais.
Potencial impacto inicial das paralisações nas atividades (por setor, % do PIB)
O que você deve saber hoje
Focus
Boletim Focus será divulgado hoje.
O relatório apresenta os resultados de pesquisas e projeções de cerca de 130 bancos.
- Os resultados abrangem inflação (IPCA), PIB, taxa de câmbio e meta Selic e fornecem perspectivas futuras aos investidores.