“A parte mais difícil e contraintuitiva do investimento é não fazer nada.” – @soonervaluecap
Gráfico do dia
Fluxo de ETFs por tipo de ativo revelam o aquecimento dos investidores em relação às ações
O que aconteceu nas últimas 24 horas?
Ibovespa
Após sete pregões seguidos de valorização, o Ibovespa quebrou a sequência na terça-feira (09/06) ao recuar 0,91% e terminar as negociações aos 96.746 pontos.
- A sequência de valorizações atingida é a maior desde fevereiro de 2018, quando o índice subiu por nove pregões consecutivos.
- O movimento de queda acompanhou as principais bolsas de valores do mundo.
- Em junho, o índice acumula uma alta de 10,69%, mas ainda tem perda de 16,3% em 2020.
Coronavírus
Na terça-feira (09/06), a prefeitura de São Paulo assinou um termo de compromisso com entidades representativas de imobiliárias e do comércio de rua para reabertura ao público dos setores.
- As regras que definem a reabertura preveem que o comércio de rua poderá funcionar das 11h às 15h enquanto as imobiliárias poderão ficar abertas quatro horas por dia, desde que não seja durante o horário de pico.
- Além disso, também será necessário manter a capacidade de lotação máxima dos estabelecimentos em 20%, evitar aglomerações e disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes.
- A cidade de São Paulo foi uma das mais afetadas pelo coronavírus, chegando a 5.118 vítimas fatais e mais de 84 mil casos confirmados.
- As medidas de reabertura passam a valer a partir de hoje (10/06).
Zona do Euro
De acordo com dados do escritório de estatística da União Europeia (Eurostat), o PIB da zona do euro contraiu-se menos do que o previsto para o primeiro trimestre desse ano.
- Em comparação com o trimestre anterior, a economia retraiu 3,6% e em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, encolheu 3,1%.
- As estimativas eram de uma retração de 3,8% em comparação com o trimestre anterior e de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Apesar da queda ter sido menor do que se esperava, os valores são os maiores já registrados desde o início da série de dados, em 1995.
Economia global deve encolher 5,2% este ano (estimativas do Banco Mundial)
O que você deve saber hoje
Inflação – Brasil
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) anual e mensal será divulgado hoje.
- O índice mede a variação no preço de um conjunto de bens e serviços habituais familiares durante um determinado período.
Petróleo
O estoque de petróleo bruto da Energy Information Administration (EIA) estará disponível para consulta hoje.
- Também será realizada a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
- Informações sobre esses eventos são relevantes para quem investe em empresas correlacionadas à commodity, pois impactam na demanda e nos preços do petróleo.
IPC – Estados Unidos
Índice de Preços ao Consumidor (IPC) anual e mensal será divulgado hoje.
- O indicador mede a variação nos preços da perspectiva do consumidor.
- É uma maneira de averiguar as variações de tendência de compra e da inflação nos Estados Unidos.