Morning Call: Ibovespa, Caixa Seguridade, BID e INCC-M
“Seu legado está sendo escrito por você. Tome as decisões certas.” – Gary Vaynerchuk
Gráfico do dia
Os 10 países que mais tiveram gastos militares em 2019
O que aconteceu nas últimas 24 horas?
Ibovespa
Após várias perdas recentes, o principal índice acionário da bolsa brasileira fechou a quinta-feira (24/09) em alta de 1,33% e atingiu os 97.012 pontos.
- O movimento foi alavancado pelos grandes bancos, que têm participação expressiva no índice e fecharam em alta.
- Assim, as ações do Itaú (ITUB4) avançaram 2,2%; as do Bradesco (BBDC4), 1,85%; as do Banco do Brasil (BBAS3), 1,85%; e as do Santander (SANB11), 2,73%.
- O grande destaque do pregão foi para as ações da resseguradora IRB, que anotaram um avanço de 12,2%.
- O avanço foi uma repercussão dos resultados da empresa divulgados na quarta-feira (23/09), bem como da afirmação do presidente da companhia de que não seria necessário que a resseguradora fizesse novas captações no mercado para atender aos requerimentos da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Caixa Seguridade
Na quinta-feira (24/09), a Caixa Seguridade informou a suspensão de seu processo de oferta pública inicial de ações (IPO).
- Segundo o comunicado emitido, a atual conjuntura do mercado fez com que a abertura de capital fosse reconsiderada.
- Sem dar muitos detalhes, a companhia ressaltou que comunicará oportunamente ao mercado qualquer assunto relacionado à potencial oferta e à sua admissão e listagem no Novo Mercado.
- A Caixa Seguridade havia retomado as intenções de realizar sua abertura de capital em julho deste ano, após o processo também ter sido interrompido no início do primeiro semestre.
BID
Na quinta-feira (24/09), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informou que liberará um crédito de US$ 750 milhões para micro e pequenas empresas brasileiras.
- Os recursos serão utilizados pelo BNDES para conceder empréstimos a pequenos empresários no Brasil por meio da rede de instituições financeiras credenciadas.
- O BNDES também aportará cerca de US$ 150 milhões no programa.
- Os créditos têm um prazo de 25 anos, com um período de carência de 5,5 anos e taxa de juros baseada na Libor (London InterBank Offered Rate).
- O objetivo do programa é fortalecer o capital de curto prazo das empresas e reforçar a liquidez em meio à pandemia.
O uso de dados móveis cresceu na pandemia, mas não em todos os lugares
O que você deve saber hoje
INCC-M
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC-M) para o mês de setembro, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), será divulgado hoje.
- O índice é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis durante a fase de construção.