“Uma mente estável em um ambiente caótico. A receita para o crescimento.”
– The Orange Book
Gráfico do dia
Celulares ao redor do mundo: Android vs iOS
FedEx deixa de entregar para Amazon
A Fedex, empresa de entregas, comunicou ontem (07) que deixará de entregar pacotes da Amazon nos Estados Unidos, não renovando o seu contrato de entregas terrestres.
A decisão da FedEx ocorre em virtude de as relações com a Amazon terem ficado mais tensas e por conta da varejista on-line expandir sua rede própria de entregas.
- A iniciativa da Amazon, de ter maior controle sobre suas entregas, ocorre em um momento em que os custos disparam, focando em entregas cada vez mais rápidas.
- Por sua vez, a FedEx tenta expandir seus negócios com outras varejistas de comércio eletrônico, investir em centros de atendimento e oferecer entregas sete dias por semana.
Reforma tributária
Dirigentes da indústria automobilística sugeriram ao Ministério da Economia que a reforma tributária inclua mecanismos que evitem o acúmulo de crédito gerado nas exportações de veículos e autopeças.
O valor atual que as empresas do setor têm a receber de estados e do governo federal é de cerca de R$ 13 bilhões.
- De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, “o dinheiro parado retorna a conta-gotas, sem juros, poderia ser investido em novas tecnologias e produtos.”
- A associação sugere a criação de um calendário para a devolução e acredita que o dinheiro investido poderia melhor a competitividade.
Tarifa zero para games
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou ontem (07) a PEC 51/2017 que concede isenção de impostos a consoles e jogos de videogames produzidos no Brasil.
Acredita-se que a medida vai gerar empregos e renda, além de diminuir a pirataria.
- Proposta segue para votação em dois turnos no Plenário e surgiu de iniciativa popular pelo programa e-Cidadania.
Games
Percentual de adultos em países selecionados dizendo que jogaram vídeo games (2019).
O que você deve saber hoje
IPCA
Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA anual) divulgado hoje, impactos são vários:
- Na taxa de juros: valores elevados são considerados inflacionários, propiciam alta na taxa de juros além de queda nas margens dos títulos públicos não indexados;
- Nas ações: valores acima das projeções pode acarretar quedas no mercado de capitais;
- Na moeda: pode impactar em ambos os sentidos, um índice inflacionário elevado pode aumentar a competitividade nas exportações. Durante uma recessão, um IPCA elevado pode enfraquecer a moeda local.
Índice de Preços ao Consumidor – China
Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China divulgado hoje.
O índice é usado como uma medida para a inflação, medindo a variação nos preços de bens e serviços habituais familiares.
- O resultado pode influenciar na taxa de juros e no mercado de capitais.