Morning Call: Dólar, Nubank, MP da Eletrobras, Copom, Federal Reserve (EUA) e Venda de casas usadas (EUA)
“Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias.”
Marie Curie
Parcerias comerciais dos Estados Unidos e da China no mundo
(China – vermelho / Estados Unidos – azul)
O que aconteceu nas últimas 24 horas?
Dólar
Na segunda-feira (21/06), a moeda norte-americana fechou em queda de 0,92%, sendo cotada aos R$ 5,0222.
- O dólar teve queda em meio às preocupações dos investidores com o futuro da política monetária americana, devido às sinalizações do Fed (banco central dos Estados Unidos) de potenciais elevações na taxa de juros americana nos próximos anos.
- No cenário doméstico brasileiro, os investidores aguardam a divulgação, que ocorrerá na terça-feira (22/06), das minutas da última reunião do Copom que elevou a taxa Selic.
- Em meio a este cenário de alta na taxa de juros brasileira, o dólar acumulou quedas de 0,965% na semana passada em relação ao real.
- Além disso, a bolsa brasileira teve um dia de altas na segunda-feira (21/06), subindo 0,67% e encerrando o pregão aos 129.264,96 pontos.
Nubank
De acordo com a Reuters, o Nubank está selecionando bancos de investimento para coordenar seu IPO (oferta inicial de ações) nos Estados Unidos
- O fundador e presidente executivo do Nubank, David Vélez, havia informado no início de junho que abrir capital em bolsa não estava no planejamento de curto prazo da companhia.
- No entanto, conforme informações da Reuters, a abertura de capital da fintech parece estar mais próxima do que inicialmente aparentava, com expectativas de ocorrer entre o final de 2021 e o início de 2022.
- As fontes da Reuters informaram que se espera que o banco digital seja avaliado em cerca de 40 bilhões de dólares em sua estreia na bolsa.
- Além dos avanços em seu IPO, a fintech anunciou, na segunda-feira (21/06), o mais novo membro de seu conselho de administração: a cantora pop Anitta.
- A cantora irá participar das reuniões trimestrais do Nubank e auxiliar nas decisões estratégicas do banco.
MP da Eletrobras
Na segunda-feira (21/06), a Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória (MP) da privatização da Eletrobras.
- O resultado da votação foi de 258 votos a favor da aprovação do texto-base da MP e 136 votos contrários.
- O relator da MP na Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA), afirmou que manteve em seu parecer 95% do texto-base que havia sido aprovado no Senado.
- De acordo com o relator, a espinha dorsal da MP foi mantida, com a Câmara realizando somente algumas alterações pontuais.
- Com a MP aprovada e com suas devidas alterações, o documento segue para sanção do presidente da República Jair Bolsonaro.
Número de doses da vacina contra a Covid-19 compradas por país/bloco comparado à população total
(doses adquiridas – verde claro / população – verde escuro)
O que você deve saber hoje
Copom
As minutas da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (Copom) serão divulgadas hoje.
- O comitê tem o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros brasileira.
Federal Reserve (EUA)
O presidente do Fed, Jerome Powell, discursará hoje.
- Powell possui influência significativa sobre o valor do dólar. Isso porque o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, controla as taxas de juros no curto prazo.
Venda de casas usadas (EUA)
Hoje será divulgado o índice de vendas de casas usadas nos Estados Unidos.
- O índice mede o número anualizado de edifícios residenciais que foram vendidos durante o mês anterior.
- A força do mercado imobiliário dos EUA contribui para a economia como um todo.