“Investir com sucesso significa gerenciar riscos, não os evitar.” – Benjamim Graham
Gráfico do dia
Clube das taxas negativas – as políticas de taxas de alguns bancos centrais (%)
O que aconteceu nas últimas 24 horas?
Coronavírus
Nesta quinta-feira (21/05), o Brasil bateu um novo recorde de vítimas fatais em 24 horas e ultrapassou a marca de 20 mil mortos pela doença.
- De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificadas novas 1.188 mortes, o que fez com que o número total de mortes pela doença no país chegasse a 20.047.
- Foram contabilizados 18.508 novos casos confirmados da doença e, com isso, o país totaliza agora 310.087 casos.
- No mundo, a doença já infectou mais de 5 milhões de pessoas e fez 332 mil vítimas fatais, de acordo com dados da Universidade John Hopkins.
Seguro-desemprego
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, nesta quinta-feira (21/05), o Brasil contabilizou 504 mil pedidos por seguro-desemprego apenas na primeira quinzena de maio.
- O valor representa uma alta de 76% se comparado com o mesmo período do ano passado e de quase 5% em relação à segunda quinzena de abril desse ano.
- São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram a lista de pedidos pelo benefício.
- No acumulado do ano, considerando de janeiro até a primeira quinzena de maio, foram feitos 2,84 milhões de pedidos. No mesmo período de 2019, foram 2,59 milhões.
- O valor acumulado representa um aumento de 9,6% em comparação com 2019.
Ibovespa
Na contramão dos mercados internacionais, que fecharam em queda nesta quinta-feira (21/05), o Ibovespa fechou em alta, acima dos 83 mil pontos.
- As tensões entre EUA e China, assim como os mais de 2,4 milhões de pedidos por seguro-desemprego nos EUA, que fizeram as bolsas operarem em queda pelo mundo, pouco tiveram interferência no mercado brasileiro.
- O tom otimista no Brasil foi dado pelo alívio nas tensões políticas com uma reunião envolvendo o Executivo, Legislativo e governadores.
- Com isso, o Ibovespa anotou um avanço de 2,1%, terminando o dia cotado a 83.027 pontos.
- Na esteira desse otimismo, o dólar fechou em queda de 1,9%, cotado a R$ 5,58.
Plataforma social favorita dos adolescentes nos Estados Unidos
O que você deve saber hoje
BCE – Zona do Euro
O Banco Central Europeu publica as atas referentes à reunião de política monetária.
- As decisões atuam sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e da taxa de juros, para controlar a liquidez da economia.