Morning Call: Acordo UE-Mercosul, Viagens de baixo custo, Trégua Comercial, Comércio de petróleo e Confiança do Consumidor EUA
“Em indivíduos, a insanidade é rara; mas em grupos, festas, nações e épocas, é a regra.”
– Friedrich Nietzsche
Gráfico do dia
Acordo UE-Mercosul
O presidente da França, Emmanuel Macron, quer reabrir o acordo de livre comércio concluído entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, alegando que o presidente Jair Bolsonaro não respeita os compromissos assumidos na área ambiental.
Em entrevista, Macron desconsiderou a questão de que o acordo já estava encerrado e deixou claro que “o texto do Mercosul não é suficiente”. Insistiu que a França não deu seu aval definitivo.
- Dessa forma, afirmou que a França quer mudanças para assegurar o respeito ao combate às mudanças climáticas e à proteção da Amazônia.
- O Palácio do Planalto informou que irá rejeitar a ajuda de R$ 83 milhões prometida pelo G7, o grupo de países mais ricos do mundo, para auxiliar na preservação da Amazônia.
Viagens de baixo custo
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou que a JetSmart, companhia aérea do fundo norte-americano Índigo Partners, deu início ao processo de autorização para funcionamento no Brasil.
Segundo a Anac, a companhia aérea pretende começar a operação de rotas internacionais partindo da Argentina e Chile para o Brasil.
- O início das operações de companhias “low-cost” no Brasil começou a partir de uma resolução aprovada em dezembro de 2019, tentando alinhar as regras de aviação do país a padrões internacionais.
- Desde a desregulação da franquia de bagagem, três empresas estrangeiras de baixo custo entraram no país.
Trégua Comercial
Ontem (26) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a cúpula do G7 adotando um tom mais suave em relação à China.
De acordo com o presidente, a China quer sinceramente chegar a um acordo comercial com os EUA, além de ter chamado o presidente do país asiático Xi Jinping de “um grande líder”.
- Outra afirmação diz respeito as negociações com o Irã sobre um novo acordo que restrinja o programa nuclear e também o programa de mísseis balísticos do país.
- Com isso, os mercados internacionais reagiram positivamente à fala de Trump. Nas bolsas de Nova York, o Dow Jones subia 0,92%, o S&P 500 avançava 0,83% e o Nasdaq tinha alta de 0,98%.
Comércio de petróleo
Fonte: BP
O que você deve saber hoje
Petróleo
Estoque de petróleo semanal do American Petroleum Institute (API) disponível para consulta hoje.
Os números evidenciam a quantidade de óleo armazenada, e, portanto, fornece estimativa de quanto tempo os estoques atuais vão durar.
- Resultados impactam na demanda dos EUA por petróleo bruto.
Confiança do Consumidor EUA
Índice que mede a confiança do consumidor americano divulgado hoje.
É relevante pois mede o nível de confiança do indivíduo médio na atividade econômica.
Serve como referência para gastos futuros dos cidadãos.
- Valores maiores do que os esperados são considerados positivos para o dólar.