Montante: saiba o que é e como é possível calculá-lo
Um dos principais conceitos da educação financeira básica é o do montante, resultante de operações que incluem uma taxa de juros, como por exemplo a taxa selic.
Por isso, é fundamental compreender exatamente o que é o montante, para que serve esse conceito e como calculá-lo.
O que é montante?
O montante equivale ao valor futuro de uma operação financeira, incluindo ao valor do capital inicial os juros correspondentes ao período em questão.
Esse é um dos conceitos mais fundamentais da matemática financeira. Portanto, entender perfeitamente o que é montante é imprescindível.
Ao fazer um investimento, por exemplo, a pessoa deseja ter noção de como será a evolução do seu capital aportado após um determinado prazo.
Para isso, em um investimento de renda fixa, é possível utilizar algumas fórmulas matemáticas para encontrar o montante da operação.
O resultado encontrado pelo investidor através dos cálculos sempre representará a soma do seu capital inicialmente aportado e os ganhos de juros obtidos através do rendimento do capital.
Se educar financeiramente é fundamental para realizar bons investimentos. Quer ler e entender mais sobre o universo financeiro? Então baixe o Ebook 10 Livros que todo investidor deveria ler da Suno Research.
Como calcular o montante?
Além de entender o conceito de montante, é fundamental compreender como essa informação financeira é calculada.
Basicamente, é possível listar 2 principais formas de calcular o montante de uma operação financeira:
- Fórmula dos juros simples;
- Fórmula dos juros compostos.
Fórmula dos juros simples
A fórmula do montante, independente do tipo de juros aplicado na operação, sempre será igual ao capital inicial mais os juros (M = C + J).
No entanto, os juros (J) envolvidos nessa operação podem ser encontrados de formas distintas, a depender da estrutura em que ele é calculado ao longo do tempo.
Por isso, é possível extrair o montante através das fórmulas de juros simples e juros compostos.
Na fórmula dos juros simples, como o nome já aponta, a operação acontece de forma muito mais básica.
Nesse caso, o juros seria o resultado da multiplicação do capital inicial (C) pela taxa de juros em termos percentuais (i) e o tempo (Tt), considerando a mesma unidade de tempo especificada pela taxa de juros.
Ou seja, no caso da fórmula dos juros simples, é preciso realizar o cálculo Juros (J) = C x i x T, e somar este resultado ao capital inicial (C).
Fórmula dos juros compostos
Por outro lado, no caso dos juros compostos, muito mais comum nas operações financeiras reais, o resultado do montante é obtido através de um cálculo diferente.
Isso porque, para a fórmula dos juros compostos, o juros é reincidente, ou seja, não retorna apenas sobre o valor do capital inicial, mas também sobre os juros acumulados em períodos anteriores.
Para calcular o valor do montante em uma operação de juros reincidente, é indicado utilizar a fórmula de juros compostos.
A fórmula para o caso dos juros compostos é normalmente expressa da seguinte maneira:
- M = C (1+i) ˆ(t)
Onde M é o montante, C representa o capital inicial, “i” é a taxa de juros e t o período de tempo da operação em questão.
Através dessa fórmula e da forma derivada dos juros simples é possível encontrar o montante da operação, ou seja, o capital mais o acrescimento de juros sobre o capital inicial.
Esse artigo te ajudou a entender o que é montante? Então deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.