Modelagem financeira: aprenda o que é e sua importância
Para calcular o impacto de uma decisão futura, muitas empresas se utilizam do dinamismo da modelagem financeira.
Afinal, a modelagem financeira é um recurso muito utilizado para auxiliar no processo de gestão de um projeto. Isso porque ela projeta cenários financeiros possíveis partindo da análise do cenário atual e de um conjunto de premissas.
O que é modelagem financeira?
Modelagem financeira refere-se a um sistema que permite fazer projeções para uma empresa a fim de descobrir se vale a pena investir ou não. Ou seja, trata-se de uma análise financeira que realiza as projeções sobre os investimentos.
Entretanto, investimento é entendido nesse contexto como algo amplo: pode se tratar de uma empresa, uma carteira de negócios, uma ação. A modelagem financeira, portanto é um conjunto de projeções e definições acerca de uma determinada empresa para entender o quanto ela pode gerar de caixa no futuro e avaliar se vale a pena investir ela, ou até mesmo comprá-la, em alguns casos.
Dessa forma, a modelagem financeira pode ser utilizada tanto por analistas de investimentos profissionais que trabalham em casas de análises para precificar e selecionar os ativos que eles vão indicar, quanto por gestores de empresas para entender se adquirir ou se juntar aquela determinada companhia faz sentido ou não.
Com isso, pode-se dizer que a modelagem financeira se trata de uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão, uma vez que representa uma situação de investimentos no curto ou longo prazo.
Qual a importância da modelagem financeira?
A modelagem financeira é muito importante, pois é um dos fatores primordiais na tomada de decisão do investidor, já que ele vai determinar, a partir das premissas que ele inserir nela, o valor presente daquela determinada companhia.
A partir do valor presente, é possível compará-lo com o valor atual de mercado e entender se a empresa está sendo negociada a um valor equivalente ou não. Além dessa análise, se o investidor conhecer bem o setor daquela companhia, as tendências e se a tese da empresa fizer sentido, ele pode se sentir mais confortável para investir nela, quando ela tem um valor abaixo do que seria o valor justo de mercado dela.
Além do processo de investimento, a modelagem financeira é bastante utilizada para as operações de M&A (fusões e aquisições), quando duas empresas se unem ou quando uma empresa faz a compra de outra companhia.
Da mesma maneira, a partir da modelagem financeira, os gestores tomam a decisão de qual seria o preço justo para adquirir determinada companhia ou o quão grande a empresa ficaria caso ela se una a outra.
Processo de construção da modelagem financeira
O processo de modelagem pode ser criado por uma série de programas de softwares. Contudo, o uso de planilhas de Excel é muito mais difundido por respeitar as peculiaridades de cada situação.Sendo assim,acaba sendo mais flexível também.
Além disso, uma modelagem é construída visando atingir um objetivo específico. Logo, é necessário traçar inicialmente um planejamento estratégico que será a base da modelagem financeira.
Logo após, algumas premissas e indicadores econômicos serão analisados em conjunto com os dados concretos da empresa.
Só depois a modelagem financeira é construída, sendo que ela deve estar alinhada com o planejamento estratégico inicialmente estabelecido.
Como fazer modelagem financeira com ações?
Para fazer a modelagem financeira com ações, é necessário estudar sobre o tema e entender como os gestores e analistas profissionais realizam esse processo, pois, ele não é tão simples quanto às vezes pode parecer, mas, com estudo é possível que investidores “comuns” consigam realizá-la.
Vale ressaltar também que a modelagem financeira é realizada a partir de premissas, portanto, se suas premissas são diferentes das de um determinado gestor, através do mesmo método, vocês podem chegar a avaliações completamente diferentes sobre uma mesma empresa.
Além disso, existem diversos métodos que podem ser utilizados, entre eles, o principal é o fluxo de caixa descontado, que costuma ser mais utilizado pelos gestores.
Funções da modelagem financeira
A modelagem financeira é utilizada dentro do processo de decisões para:
- Mostrar o valor de uma empresa para potenciais investidores ou compradores;
- Melhorar a estrutura e a dinâmica de uma organização;
- Auxiliar a otimizar o gerenciamento de risco nos investimentos;
- Avaliar se o cenário projetado é consistente e sustentável no período de análise.
Exemplo de modelagem financeira
Um exemplo clássico de aplicação de modelagem financeira é no lançamento de ações no mercado primário (IPO).
Para avaliar o negócio antes de abrir o capital na bolsa de valores, o agente coordenador do processo (normalmente um banco de investimento) pode construir um modelo financeiro.
Esses modelo pode envolver a análise comparativa da empresa em conjunto com uma suposição sobre quanto os investidores estariam dispostos a pagar pela empresa em questão.
Onde mais a modelagem financeira pode ser utilizada?
Além do mercado financeiro, a modelagem financeira também pode ser utilizada para:
- Para arrecadar recursos financeiros;
- Fazer aquisições de negócios ou ativos;
- Expandir o crescimento de uma empresa, por meio da abertura de novas lojas ou ainda, entrado em novos mercados;
- Fazer previsão orçamentária da empresa, como lucro futuro, no longo prazo;;
- Priorizar a alocação de capital para projetos com maior potencial de crescimento
- Comparação entre empresas de um mesmo setor;
- Pode ser usado também para antecipar como desempenho das ações de uma empresa pode ser impactado por eventos futuros.
A modelagem financeira é uma alternativa que auxilia na análise de um ativo financeiro. Para saber mais sobre como analisar um ativo, baixe gratuitamente o nosso e-book “Valuation e precificação de ativos”, e aprenda como fazer as melhores análises e tomar decisões financeiras mais assertivas .
O que é modelagem financeira?
Modelagem financeira refere-se a um sistema que permite fazer projeções para uma empresa a fim de descobrir se vale a pena investir ou não. Ou seja, trata-se de uma análise financeira que realiza as projeções sobre os investimentos.
Como fazer modelagem financeira com ações?
Para fazer a modelagem financeira com ações, é necessário estudar sobre o tema e entender como os gestores e analistas profissionais realizam esse processo, pois, ele não é tão simples quanto às vezes pode parecer, mas, com estudo é possível que investidores “comuns” consigam realizá-la.