Metatrader: o que é? Vale a pena usar essa ferramenta?
Existem diversas ferramentas usadas para automatizar operações financeiras na Bolsa de Valores, uma delas é o Metatrader.
Nesse sentido, o metatrader, como o próprio nome diz, é um software muito utilizado por investidores conhecidos como traders, ou seja, que fazem operações de day trade.
O que é Metatrader?
O Metatrader é um software padronizado pela grande maioria dos traders (operadores que visam ganhos de curto prazo com operações de compra e venda de ativos através do Day Trade) e que, no Brasil é oferecido por diversas corretoras para seus clientes de maneira gratuita.
Sendo assim, esse software permite que o usuário realize diversas operações mediante seus mais especificados objetivos na bolsa de valores.
Atualmente, o software é muito usado através da versão Metatrader 5, a última atualização desse programa para traders.
Além disso, existe o fato do Metatrader ser um software bastante simples de ser usado, e o mesmo permite que sejam feitas negociações automatizadas ou manuais.
Como funciona o Metatrader?
Para utilizar o metatrader é necessário realizar o licenciamento com do software. Porém, muitas corretoras fornecem o uso de plataforma a seus investidores gratuitamente, de forma que o investidor não precisa se preocupar com o licenciamento.
Desse modo, o servidor do software é gerido pela instituição financeira, como o banco ou a corretora e pode ser utilizado tanto pelo computador quanto por outros dispositivos, como celulares ou tablets.
Nesse sentido, a segurança do software é alta, uma vez que o terminal do cliente é criptografado. Também é possível fazer uso de assinaturas digitais, o que torna o processo ainda mais seguro.
Quais são as características do Metatrader?
O metatrader é utilizado, principalmente, por investidores que fazem análise técnica. Nesse sentido, dentre as características do Metatrader, existem algumas que se destacam como:
- Visualização dos gráficos dos ativos: através do Metatrader, o usuário consegue visualizar todos os gráficos (de candlestick, de barras, de colunas, etc.);
- Adição de praticamente todos os indicadores nesses padrões (caso o programa não o tenha, é possível que o usuário faça o seu download facilmente pela internet e o instale);
- Realizar compra e venda de ativos direto por ele, sem que seja preciso entrar no Home Broker da corretora;
- Realizar backtests através de sua gigantesca base de dados;
- Criar e operar através de robôs (criando ou comprando e instalando eles no software);
Vale destacar, também, que esta ferramenta é bem leve – dificilmente gera travamentos no sistema operacional – e é também disponível para Macbook e Windows.
Quais as vantagens e desvantagens do Metatrader?
A vantagem do Metatrader reside no fato de que essa ferramenta é muito simples de utilizar, desde que o investidor conheça os princípios básicos que fazem parte da análise gráfica.
Sendo assim, fica mais fácil para o investidor fazer suas operações de compra e vendas de ativos, o que torna tudo mais prático.
Dessa forma, não é preciso utilizar várias ferramentas diferentes ou até mesmo fazer operações manuais. Afinal, com o Metatrader é possível automatizar operações financeiras para o investidor.
Apesar de possibilitar facilidades para investidores, o Metatrader é uma ferramenta que precisa ser usada com cautela pelos seus usuários.
Ou seja, basta um simples deslize pontual ocasionado pela ambição de altos lucros no curto prazo para que um capital relevante seja perdido por parte de aplicadores com essa ferramenta que apresenta bastante versatilidade no seu manuseio.
Portanto, uma desvantagem do Metatrader é a de que é preciso ter cuidado e muito estudo na hora de utilizar a plataforma, já que ela pode ser perigosa nas mãos de alguém desavisado.
Vale a pena utilizar a plataforma Metatrader?
Essa ferramenta possui características que, em tese, facilitam em muito a vida de um operador de mercado que visa lucros em curtos espaços de tempo.
Entretanto, há de se destacar que, por possuir essas características bastante funcionais, o Metatrader acaba por transparecer a sensação de que ganhar dinheiro com esse tipo de operação é uma simples e fácil.
Além disso, essas funcionalidades estimulam o giro na carteira do investidor, o que, de certa forma, acaba por aumentar substancialmente os custos envolvidos nas transações.
Isso ocorre porque, normalmente, as corretoras cobram por cada operação de compra e/ou venda realizada por seus clientes. Ou seja, quanto mais um cliente opera, maior os lucros da corretora naquele período.
Além disso, essa modalidade de investimentos já citada denominada Day Trade, é uma escola que não apresenta sustentabilidade no longo prazo.
Provas vivas dessa afirmação são ninguém menos que os saudosos Warren Buffett, simplesmente o maior investidor de todos os tempos. Buffett e outros são adeptos da estratégia de longo prazo, e também são apreciadores do Value Investing, escola essa que segue o sentido oposto ao do Day Trade.
Conseguiu entender o que é o Metatrader? Caso queira tirar mais dúvidas sobre o software, comente abaixo!