Quando o assunto é o mercado de ações da América Latina, o Merval (índice da bolsa argentina) é um dos três mais relevantes da região.
Merval é o nome do índice que acompanha a bolsa de valores argentina, conhecida como ByMA (Bolsas y Mercados Argentinos).
O que é Merval?
Merval é o nome dado ao principal índice encontrado na bolsa de valores da Argentina. Assim como os demais índices de bolsa, esse tem como função resumir o comportamento das principais ações que são negociadas. Serve como uma referência para os investidores.
Assim, O Merval (sigla para Mercado de Valores) é um indicador importante do mercado argentino. Desde 2017, o mercado argentino conta com uma bolsa de valores unificada: a ByMA, Bolsas y Mercados Argentinos.
Ela surgiu da fusão de instituições que eram independentes. Uma delas era a Bolsa de Comércio de Buenos Aires, criada em 1854. A outra era o Mercado de Valores, instituição que deu nome ao índice que hoje é referência na questão de ações na Argentina.
Assim, com a unificação, foi criado um mercado que representa todo o país (representado pelo índice Merval). Além disso, a oferta de ações à disposição dos investidores aumentou.
Sendo assim, a ByMA (Bolsas y Mercados Argentinos), de Buenos Aires, é a terceira maior, possuindo elevada relevância para a região. Dessa forma, o principal índice que representa a evolução das ações é o Merval.
Outras bolsas importantes na America Latina são a brasileira B3, sediada em São Paulo e a mexicana BMV, localizada na Cidade do México são as outras duas.
Quais são as empresas que compõem o índice Merval?
O índice da bolsa argentina é calculado a partir de uma cesta de ações. As empresas que participam do Merval são selecionadas levando em conta a relevância na Bolsa de Valores de Buenos Aires.
Assim, três aspectos são importantes: o valor de mercado das empresas e sua participação na economia argentina, quantidade de transações nos últimos seis meses e preço de cotação.
Dessa forma, as empresas selecionadas são revisadas a cada três meses, com dados relativos aos seis meses anteriores. Além disso, podem estar nesse índice tanto empresas argentinas como empresas internacionais.
Atualmente, as empresas que fazem parte do Merval index são:
- Aluar;
- Banco Macro B;
- BBVA Banco Francês;
- Bolsas y Mercados Argentinos;
- Cablevision;
- Central Puerto;
- Comercial del Plata;
- Grupo Financeiro Galicia;
- Cresud;
- Edenor;
- Grupo Financeiro Valores;
- Holcim Argentina;
- Loma Negra;
- Mirgor;
- Pampa Energia;
- Telecom;
- Grupo Supervielle;
- Ternium Argentina;
- Transportadora de Gás Del Sur;
- Transener;
- Transportadora Gás Norte;
- Ypf Sociedade.
Portanto, fica claro que, na Merval, predominam os setores financeiro, de commodities, infraestrutura e de energia.
Quais são os principais índices da bolsa argentina?
Como foi visto, o índice Merval representa as ações mais negociadas e com maior participação da Bolsa Argentina.
Ele foi criado em 1986 e, ao longo dos anos, outros índices baseados nele foram desenvolvidos.
Primeiramente, o Merval Argentina, criado no ano 2000, utiliza a mesma metodologia do índice principal, mas considerando apenas empresas locais.
Em segundo lugar, o Merval 25 existe desde 1º de janeiro de 2003, tendo como objetivo medir a evolução das 25 ações com mais liquidez.
Além disso, o Burcap é composto pelas mesmas ações que formam o índice Merval. A diferença é que não se baseia na liquidez e sim na capitalização de mercado das ações. A parte referente a cada ação no índice é proporcional ao valor de mercado
Por fim, o Índice General de BCBA (também criado em 2000), acompanha a evolução de ações que tenham determinada quantidade de negociação nos últimos seis meses.
Como investir em ações da bolsa de valores da Argentina?
O Merval é, de fato, um índice importante: com ele, os investidores do mercado argentino, sejam eles locais ou estrangeiros, conseguem acompanhar seu desempenho.
O índice também é parâmetro de como anda a economia do país latino. Portanto, muitos se perguntam como investir no índice de bolsa de valores da Argentina e acompanhar o desenvolvimento de sua economia.
Em primeiro lugar, é possível investir através da B3 comprando contratos futuros de Peso Argentino (que acaba acompanhando a economia argentina) e contratos futuros de S&P Merval.
Além disso, é possível investir na Argentina através dos seguintes ETFs listados na bolsa americana: ARGT (acompanha a economia como um todo), ESEB (foca em empresas ESG) e AGT (voltada para large caps).
Por fim, também é possível comprar ADRs (American Depositary Receipts) das empresas contidas no índice Merval da Argentina, caso o investidor prefira fazer stock picking.
Foi possível compreender o índice Merval e os detalhes de sua composição? Comente abaixo para que possamos te ajudar.