Quando falamos em bolsa de valores, vem a cabeça a imagem de um salão cheio de pessoas gritando e negociando umas com as outras sem parar. Porém, há muito tempo a realidade não é mais essa. Na era da tecnologia, tudo ficou eletrônico — e no Brasil, essa mudança começou a partir da implantação do chamado sistema Mega Bolsa.
Com essa mudança, o termo Mega Bolsa virou um verdadeiro sinônimo de modernidade nos negócios de compra e venda de ações. Porém, após anos de funcionamento, ele foi descontinuado para dar lugar a um sistema muito mais moderno.
O que era o Mega Bolsa?
Mega bolsa é o nome dado para o antigo sistema de negociações de ações e opções de ações. Em sua apresentação, ele foi considerado um sistema revolucionário, pois foi capaz de integrar o antigo sistema de compra e venda pelo pregão viva-voz com o sistema online acessado por todas as corretoras do mercado.
Porém, com o fim do sistema viva-voz e a confecção de um novo sistema muito mais moderno, o Mega Bolsa foi descontinuado.
No entanto, a sua relevância para a evolução do mercado de capitais brasileiro é considerada grande até o hoje.
Como era a bolsa de valores antigamente?
A bolsa de valores nem sempre foi como ela é conhecida hoje. Atualmente, a maioria das pessoas sabe que para acessar a bolsa de valores basta ter uma conexão à internet
Ou seja, é possível comprar e vender ações de qualquer lugar do mundo, há qualquer hora. Não é preciso nem mais obter um acesso a um computador para negociar ações. Visto que as corretoras de valores agora disponibilizam apps para celulares que são altamente funcionais.
Mas obviamente não foi esta a realidade da bolsa de valores no passado. Inclusive, em uma passado não muito distante a negociação ocorria de forma extremamente diferente.
Observe, na reportagem histórica da TV Cultura abaixo, um relato de um pregão na bolsa de valores:
Como você pode ver a negociação na bolsa de valores no passado era bastante caótica. Este ambiente, obviamente, não era o ideal.
Isso por que além de não ser o mais rápido, seguro e eficaz, ele também deixava muita margem para a manipulação de ativos.
Com o avanço da tecnologia, então, a bolsa de valores migrou para o sistema de Mega Bolsa.
Assim, o pregão viva-voz, como era conhecido, se tornou esvaziado. Até ser extinto oficialmente com o desenvolvimento do atual sistema da B3, a bolsa de valores brasileira.
O fim do Mega Bolsa
Porém, após 18 anos de funcionamento, o Mega Bolsa foi aposentado — sendo substituído pelo mais ágil e moderno PUMA Trading System.
Nas palavras da própria B3:
“Clientes da B3 demandam cada vez maior previsibilidade, liquidez, e resiliência dos ambientes de negociação. Alavancando a expertise técnica e funcional de sua equipe, a B3 fornece o PUMA Trading System: uma plataforma que reúne riqueza de funcionalidades, gerenciamento de risco ímpar no mundo, e excelência operacional para que seus clientes possam operar com segurança”.
Como funciona o PUMA Trading System?
O PUMA Trading System passou a integrar em apenas um sistema os 4 antigos ambientes da B3, sendo eles:
- GTS: Para a negociação de derivativos;
- Mega Bolsa: Negociação de ações e opções de ações;
- Bovespa Fix: Títulos privados de renda fixa;
- Sisbex: Títulos públicos.
Ao integrar os seus 4 ambientes em apenas uma bolsa de valores conseguiu oferecer muito mais agilidade e eficácia para as operações no seu ambiente. Com isso, o sistema Mega Bolsa deixou de existir, sendo incorporado pelo PUMA. Em um mundo cada vez mais conectado, o constante aprimoramento da bolsa de valores é essencial. Confira gratuitamente o ebook Como viver de renda na Bolsa de valores e conheça mais sobre o funcionamento desse ambiente de negociação, além de aprender como identificar os melhores ativos para investir.