Markup: o que é? Como é feita a precificação de produtos e serviços?

De nada adianta uma empresa oferecer um ótimo produto, ou prestar um serviço de altíssima qualidade, e não cobrar o preço justo por ele. Logo, o markup é um índice que auxilia as empresas a colocarem preço nos produtos de forma a gerar melhores resultados no longo prazo.

Sendo assim, através do markup, é possível entender como todos os tipos de empresa podem aumentar o seu lucro e identificar o preço justo.

O que é Markup?

Markup é um índice que mostra quanto o preço de um bem está acima do seu custo de produção e distribuição.

Ou seja, através desse índice, a empresa consegue definir qual será a precificação de seus produtos e serviços – já que o indicador demonstra a diferença entre o que a empresa gastou para produzi-lo e quanto ela irá faturar quando vendê-lo.

índice de markup mais adequado irá variar muito de acordo com perfil de cada negócio e com o seu respectivo setor de atuação. Portanto, não existe um valor ideal para o markup – já que cada empresa precisa encontrar qual o valor mais adequado para a situção de mercado em que se encontra.

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Como funciona o Markup?

O Markup é utilizado para as empresas poderem colocar o preço em seus produtos ou serviços e cobrarem o preço justo.

Sendo assim, se o valor cobrado estiver muito acima da média do mercado, e o produto ou serviço oferecido for semelhante ao da concorrência, a empresa não terá nenhum cliente disposto a pagá-lo.

Portanto, as empresas precisam sempre fazer uma precificação que ao mesmo tempo garanta a lucratividade do negócio e tenha vantagem competitiva em relação ao mercado.

Ainda que existam vários métodos distintos para definir qual preço cobrar, cada um com sua particularidade e aplicações diferentes, muitos consideram esse método de precificação mais objetivo e a disposição dos gestores de uma empresa.

Sendo assim, dentro do processo de precificação, o markup surge após a soma das despesas fixas e variáveis de produção e os custos de venda (distribuição, comercialização e divulgação) de um produto ou serviço.

Além disso, é acrescentada a margem de lucro que se pretende atingir para encontrar o markup. Logo, para encontrar o preço de venda, multiplica-se o markup pelo custo primário do item.

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Como calcular o mark-up?

Em termos gerais, o markup será um percentual multiplicado sobre o custo total do produto ou serviço para formar o preço de venda. Ou seja, o método consiste em acrescentar uma margem de lucro ao custo unitário de cada bem a ser vendido.

Logo, a fórmula do markup é a seguinte:

Dessa forma, o preço de venda seria calculado da seguinte forma:

  • Preço de venda = Custo primário + Markup

Para entender melhor, suponha a precificação de um produto vendido em uma loja, por exemplo:

  • Custo de compra do produto = R$ 100;
  • Despesas gerais = 9% do preço de venda;
  • Comissões de venda = 6% do preço de venda
  • Impostos diretos sobre a venda = 25% do preço de venda;
  • Margem de lucro desejada: 22% do preço de venda.

Com isso, a precificação do produto será:

  • Markup: (9% + 6% + 25% + 22%) x 100 = (62%) x 100 = 62,00
  • Preço de venda = 100 + 62,00 = R$ 162,00

Qual a importância do mark-up?

Estabelecer um bom markup para seu produto ou serviço é a etapa mais crucial dentro de um processo de vendas.

Logo, por ser essencial para manter a sustentabilidade do negócio, a precificação precisa estar, antes de tudo, adequada com a realidade contábil da empresa.

Ou seja, o valor cobrado precisa ser alto para gerar lucro para a empresa – mas ao mesmo tempo competitivo estimular os clientes a fazerem compras.

Portanto, vê-se que é preciso saber precificar os produtos e serviços de maneira correta, a fim de permitir o alcançar o máximo potencial de crescimento de uma empresa, principalmente quando se pensa no longo prazo.

Ainda possui dúvidas sobre markup? Comente abaixo!

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Tiago Reis
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4 comentários

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  • Alexandre 31 de agosto de 2019
    Me deixou confuso duas coisas. Por que a somatória do Markup: (9% + 6% + 25% + 22%) x 100 = (70%) deu o resultado 70%? A somatória era para dar 62%. A segunda coisa é, por que o Preço de venda = 100 + 70,00 = R$ 160,0o o resultado final deu R$160,00 em vez de R$170,00 que é o resultado da somatória? Por favor, me esclareça essa dúvida porque fez uma confusão na minha mente. Obrigado!Responder
    • Rodrigo 2 de junho de 2020
      Também fiquei com a mesma dúvida do Alexandre. Poderiam me esclarecer, por favor? Obrigado.Responder
      • Suno Research 2 de junho de 2020
        Olá Rodrigo, Obrigado pela observação. O artigo estava com os detalhes errados, realmente. Já corrigimos. Abraços.Responder
  • Paulo 30 de janeiro de 2024
    Uma dúvida: Porque no exemplo numérico as porcentagens foram multiplicadas por 100 se o preço de venda (a que se referem as porcentagens) é 162?Responder