Markup: o que é? Como é feita a precificação de produtos e serviços?

De nada adianta uma empresa oferecer um ótimo produto, ou prestar um serviço de altíssima qualidade, e não cobrar o preço justo por ele. Logo, o markup é um índice que auxilia as empresas a colocarem preço nos produtos de forma a gerar melhores resultados no longo prazo.

Sendo assim, através do markup, é possível entender como todos os tipos de empresa podem aumentar o seu lucro e identificar o preço justo.

O que é Markup?

Markup é um índice que mostra quanto o preço de um bem está acima do seu custo de produção e distribuição.

Ou seja, através desse índice, a empresa consegue definir qual será a precificação de seus produtos e serviços – já que o indicador demonstra a diferença entre o que a empresa gastou para produzi-lo e quanto ela irá faturar quando vendê-lo.

índice de markup mais adequado irá variar muito de acordo com perfil de cada negócio e com o seu respectivo setor de atuação. Portanto, não existe um valor ideal para o markup – já que cada empresa precisa encontrar qual o valor mais adequado para a situção de mercado em que se encontra.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como funciona o Markup?

O Markup é utilizado para as empresas poderem colocar o preço em seus produtos ou serviços e cobrarem o preço justo.

Sendo assim, se o valor cobrado estiver muito acima da média do mercado, e o produto ou serviço oferecido for semelhante ao da concorrência, a empresa não terá nenhum cliente disposto a pagá-lo.

Portanto, as empresas precisam sempre fazer uma precificação que ao mesmo tempo garanta a lucratividade do negócio e tenha vantagem competitiva em relação ao mercado.

Ainda que existam vários métodos distintos para definir qual preço cobrar, cada um com sua particularidade e aplicações diferentes, muitos consideram esse método de precificação mais objetivo e a disposição dos gestores de uma empresa.

Sendo assim, dentro do processo de precificação, o markup surge após a soma das despesas fixas e variáveis de produção e os custos de venda (distribuição, comercialização e divulgação) de um produto ou serviço.

Além disso, é acrescentada a margem de lucro que se pretende atingir para encontrar o markup. Logo, para encontrar o preço de venda, multiplica-se o markup pelo custo primário do item.

EBOOK 10 LIVROS

Como calcular o mark-up?

Em termos gerais, o markup será um percentual multiplicado sobre o custo total do produto ou serviço para formar o preço de venda. Ou seja, o método consiste em acrescentar uma margem de lucro ao custo unitário de cada bem a ser vendido.

Logo, a fórmula do markup é a seguinte:

Dessa forma, o preço de venda seria calculado da seguinte forma:

  • Preço de venda = Custo primário + Markup

Para entender melhor, suponha a precificação de um produto vendido em uma loja, por exemplo:

  • Custo de compra do produto = R$ 100;
  • Despesas gerais = 9% do preço de venda;
  • Comissões de venda = 6% do preço de venda
  • Impostos diretos sobre a venda = 25% do preço de venda;
  • Margem de lucro desejada: 22% do preço de venda.

Com isso, a precificação do produto será:

  • Markup: (9% + 6% + 25% + 22%) x 100 = (62%) x 100 = 62,00
  • Preço de venda = 100 + 62,00 = R$ 162,00

Qual a importância do mark-up?

Estabelecer um bom markup para seu produto ou serviço é a etapa mais crucial dentro de um processo de vendas.

Logo, por ser essencial para manter a sustentabilidade do negócio, a precificação precisa estar, antes de tudo, adequada com a realidade contábil da empresa.

Ou seja, o valor cobrado precisa ser alto para gerar lucro para a empresa – mas ao mesmo tempo competitivo estimular os clientes a fazerem compras.

Portanto, vê-se que é preciso saber precificar os produtos e serviços de maneira correta, a fim de permitir o alcançar o máximo potencial de crescimento de uma empresa, principalmente quando se pensa no longo prazo.

Ainda possui dúvidas sobre markup? Comente abaixo!

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
4 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Alexandre 31 de agosto de 2019
    Me deixou confuso duas coisas. Por que a somatória do Markup: (9% + 6% + 25% + 22%) x 100 = (70%) deu o resultado 70%? A somatória era para dar 62%. A segunda coisa é, por que o Preço de venda = 100 + 70,00 = R$ 160,0o o resultado final deu R$160,00 em vez de R$170,00 que é o resultado da somatória? Por favor, me esclareça essa dúvida porque fez uma confusão na minha mente. Obrigado!Responder
    • Rodrigo 2 de junho de 2020
      Também fiquei com a mesma dúvida do Alexandre. Poderiam me esclarecer, por favor? Obrigado.Responder
      • Suno Research 2 de junho de 2020
        Olá Rodrigo, Obrigado pela observação. O artigo estava com os detalhes errados, realmente. Já corrigimos. Abraços.Responder
  • Paulo 30 de janeiro de 2024
    Uma dúvida: Porque no exemplo numérico as porcentagens foram multiplicadas por 100 se o preço de venda (a que se referem as porcentagens) é 162?Responder