Compreender os conceitos sobre o marketing de guerrilha de determinada empresa pode ser bastante relevante em um processo de Valuation, haja vista a sua grande importância dentro do universo dos negócios.
Desta maneira, compreender claramente em que consiste o marketing de guerrilha é muito importante no que diz respeito a um horizonte de investimento de longo prazo.
Conceito
O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing em que uma empresa tira vantagens de interações não convencionais para promover um produto e/ou serviço de sua operação, ocasionando um melhor cenário de resultados operacionais para seus clientes.
Vale ressaltar que o esse tipo bastante comum de publicidade é diferente do marketing tradicional muito por conta de possuir a peculiar característica de depender da interação pessoal, por apresentar, normalmente, um orçamento mais atrativo para as empresas, além de se concentrar em empresas menores que, por sua vez, divulgam o que têm a oferecer normalmente em ambientes específicos, e não em campanhas de multimídia como são amplamente difundidas pelas grandes companhias.
Neste cenário, as empresas que utilizam esse recurso publicitário dependem de interações bastante diretas com seu público, para que, com isso, suas mensagens sejam espalhadas através do marketing viral ou boca-a-boca, alcançando assim uma audiência mais ampla gratuitamente.
O uso desta tática não é projetado para todos os tipos de bens e serviços, e muitas vezes é usado para produtos mais “modernos” e para direcionar os consumidores mais jovens que são mais propensos a responder de forma positiva a esse tipo de interação.
Não poderia deixar de ser mencionado que esse tipo de estratégia foi inspirado pela guerrilha, que é uma forma de guerra que se relaciona com pequenas e estratégicas táticas usadas normalmente por civis armados.
Muitas dessas táticas incluem emboscadas, sabotagem, ataques e elementos de surpresa.
Desta forma, tal como a guerrilha, esse tipo de publicidade usa o mesmo tipo de estratégias, porém no setor de marketing.
É interessante destacar que este estilo de publicidade alternativa depende fortemente e uma estratégia publicitária não convencional, muita energia e uma grande demanda de imaginação por parte de seus desenvolvedores.
Ainda, o marketing de guerrilha diz respeito a pegar o consumidor de surpresa, ou seja, fazer uma impressão que seja ao máximo inesquecível e que, ainda, crie o máximo de repercussão social e pela maior quantidade de tempo possível.
Costuma-se dizer que esse tipo de estratégia tende a causar uma impressão muito mais valiosa com os consumidores em comparação com formas mais tradicionais de publicidade e marketing.
Isso se deve ao fato de que a maioria das campanhas dessa alternativa publicitária visam envolver o consumidor em um nível mais pessoal e memorável dos que as táticas comuns pregadas por outras vias.
Marketing de Guerrilha – Conclusão
Diante do que foi abordar, é possível perceber que esse tipo de publicidade é uma estratégia que pode ser utilizada como uma forma não convencional de se realizar atividades de marketing com orçamento tradicionalmente abaixo do que as convencionais, obtendo, em muitas vezes, resultados bastante satisfatórios.
Dessa maneira, é plausível concluir que, para empresas que se encontram em fase de desenvolvimento, o marketing de guerrilha pode ser uma alternativa muito viável no que diz respeito ao progresso operacional no seu segmento de atuação no mercado.