Margem de Lucro: como calcular e analisar esse indicador?
A margem de lucro é um indicador fundamental para entender como determinada empresa está atuando no mercado.
De fato, ao entender a margem de lucro, é possível entender o lucro líquido que uma empresa terá no final de suas operações.
O que é margem de lucro?
Margem de lucro, por definição, é a porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.
Portanto, se existe uma métrica financeira essencial que é preciso entender muito bem, para que seja possível definir os preços de vendas dos produtos ou serviços de uma empresa, essa métrica é a margem de lucro.
Sendo assim, a margem de lucro é o indicador norteador para analisar uma empresa. Ele que vai informar quais produtos dentro de uma cadeia são os mais lucrativos para uma empresa.
Dessa forma, essa métrica está muito ligada à formação de preços, lucratividade e vantagens competitivas que uma empresa tem na venda de seus produtos.
Para que serve a Margem de Lucro?
Primeiramente, nota-se que a principal função da margem de lucro está na otimização das vendas de seus produtos ou serviços.
Uma vez que, através do seu cálculo, é feito a inclusão dos custos envolvidos e o acréscimo sobre os custos na formação do preço final de venda, vê-se sua importância.
Portanto, a margem de lucro é de vital importância para o sucesso das empresas, sendo necessário saber avaliá-la para ver sua rentabilidade.
De fato: um empresário que não sabe suas margens não tem como estipular o preço de venda dos seus produtos.
Dessa forma, esse empreendedor não terá um guia que consiga levá-lo até o lucro operacional, o que faz boas empresas prosperarem.
Quais os tipos de Margem de Lucro?
Existem quatro tipos de margem de lucro:
- Margem de Lucro Bruta;
- Margem de Lucro Líquida;
- Margem de Lucro Operacional;
- Margem de Contribuição.
1. Margem Bruta
Primeiramente, a margem de lucro bruta é a rentabilidade da empresa frente a seus investimentos.
2. Margem Líquida
Por outro lado, a margem de lucro líquida é o indicativo de quanto a empresa lucrou frente ao que entrou como receita em seu caixa.
3. Margem Operacional
Além disso, a margem de lucro operacional mostra o quanto da receita de uma empresa foi alcançada exclusivamente através de suas operações.
4. Margem de Contribuição
Por fim, a margem de contribuição consiste no quanto do lucro será destinado para que a empresa cubra com suas despesas fixas.
Como calcular margem de lucro?
Primeiramente, para calcular a margem de lucro é bastante simples, é preciso calcular a diferença entre o faturamento obtido com as vendas do produto ou serviços e os custos de execução de toda a cadeia de produção.
Portanto, a formula é dada da seguinte maneira: lucro bruto = receitas totais – custos dos produtos vendidos).
Além disso, é preciso calcular a margem de lucro bruto que será um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total.
Sendo assim, sua formula é: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
Por exemplo: um empresário decidiu abrir um negócio de serviços de táxis e ele descobriu que uma viagem média da sua sede a um determinado ponto da cidade custa cerca de R$ 50,00, incluindo todos os custos com gasolina e funcionários.
Portanto, com esse número em mãos, esse empresário decidiu estipular um valor de cobrança de R$ 80,00 para realizar esse trajeto, o que resultaria em uma margem bruta de 37,5%.
Por fim, para chegar a essa porcentagem, é preciso fazer o seguinte: dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100.
Para ajudar no aprendizado, é possível discriminar as operações: R$ 80 de receita total, R$ 50 de custos, R$ 30 de lucro.
Por fim, a margem de lucro é calculada: R$ 30,00 / R$ 80,00 = 0,375 x 100 = 37,5%
Portanto, a margem bruta dessa empresa será de 37,5%.
Como encontrar a margem de lucro ideal?
Uma vez que margens altas podem significar uma maior segurança financeira para a empresa, investidores buscam por empresas com essa característica, se perguntando qual seria a margem de lucro ideal de uma companhia.
No entanto, é preciso estar atento para o fato de que, dependendo do setor, as margens podem variar de forma significativa.
Por exemplo: no setor do varejo, onde há pouca diferenciação entre os concorrentes, os competidores desse mercado acabam se diferenciando pelo preço. Portanto, as margens nesse setor tendem a ser mais baixas.
Entretanto, no setor tecnológico, onde diversas empresas oferecem soluções únicas, é comum ver margens muito mais elevadas.
Sendo assim, é preciso avaliar cada caso separadamente, uma vez que margens mais elevadas costumam refletir em preços mais caros em suas ações.
Por fim, fica claro que não há regra para qual a margem que uma empresa deve ter, sendo necessário analisar margem de lucro em cada caso.
Como a Margem de Lucro pode ser uma vantagem competitiva?
Por fim, é preciso entender que a margem de lucro é o valor que o empresário deverá fornecer a um investidor ou banco, quando for indagado sobre a sua lucratividade.
Portanto, para esses financiadores, o tamanho do lucro propriamente dito não importa, pois eles estão interessados no grau de eficiência da empresa na hora de gerir os seus custos e na otimização dos preços de vendas.
Dessa forma, ao se olhar os demonstrativos financeiros de uma empresa, não se deve procurar dar muita ênfase para o crescimento propriamente dito dos lucros da mesma.
De fato: ao invés disso, é preciso perceber se a margem de lucro da organização se expandiu ou retraiu.
Sendo assim, esses números irão dar um guia bastante importante sobre o grau de eficiência de uma empresa em comparação às outras concorrentes do seu setor, mostrando a existência ou não de uma vantagem competitiva.
Ainda possui dúvidas a respeito da margem de lucro? Comente abaixo!