Entrar em um negócio que não tenha uma lucratividade interessante, ou previsão de aumento deste percentual, não é algo bom para o investidor.
No entanto, para este ingresso – ou aporte – ser válido, esta lucratividade não precisa ser imediata.
Lucratividade é a quantia que indica o ganho oriundo da venda de produtos ou serviços da empresa por um determinado período. Para efeitos contábeis, o prazo pode ser de um ano, mas normalmente as companhias acompanham esse indicador no dia a dia.
Calculando sua lucratividade
Lucratividade é um conceito originário de lucro.
Lucro, por sua vez, é a receita obtida com a venda de um produto ou serviço, subtraindo-se os impostos (estaduais, federais e municipais), despesas e custos.
Digamos que uma bolsa foi vendida por R$ 200. No entanto, ela foi comprada pelo varejista no atacado, por R$ 50. Os impostos incidentes sobre a mercadoria somados totalizaram R$ 30.
Junte a isto o valor proporcional com aluguel do imóvel onde a loja está instalada, custos com funcionários, eletricidade e água. Suponhamos que este valor, proporcional à bolsa, seja de outros R$ 40.
Logo, os R$ 200 oriundos da venda do produto passarão a ser apenas R$ 80. E este é o valor do lucro da empresa com esta mercadoria.
Pode parecer difícil fazer estas contas a cada venda, mas há sistemas ou planilhas no Excel programadas para fazer estes cálculos automaticamente.
A Lucratividade, por sua vez, é calculada dividindo o lucro pelo total das vendas e multiplicando este resultado por 100.
Lucratividade e rentabilidade
É importante não confundir lucratividade com rentabilidade, por mais parecidos que sejam os dois conceitos.
A lucratividade mensura o percentual do lucro das empresas sobre as suas atividades.
A rentabilidade, por sua vez, é mais focada no retorno sobre o investimento feito.
Seu cálculo é feito de modo a demonstrar o percentual do retorno sobre o investimento.
Para calculá-la basta dividir o lucro líquido pelo capital investido e depois multiplicar este resultado por 100.
É sobre este percentual que falamos quando apontamos os melhores investimentos em termos de rentabilidade.
Então, para quem já está investindo e este valor não constar no relatório gerencial do investimento, vale à pena tirar alguns minutos para fazer esta conta.
Importância da lucratividade
Se todas as empresas são instituições com fins lucrativos, sem lucro, qualquer negócio irá fechar.
E nem é preciso operar no vermelho para isso, o famoso “pagar para trabalhar”.
Se o lucro for insignificante a ponto de ser o suficiente apenas para manter a operação funcionando, dificilmente a empresa se manterá aberta.
Isso, claro, se o empreendimento não tiver possibilidades ou perspectivas de crescimento.
Assim, se o lucro de um empreendimento começar a cair, o papel do gestor é descobrir o que está motivando o problema e adotar estratégias para solucionar o problema.
Afinal, a falência é o pior dos mundos para um negócio.
Mas, nem sempre os gestores têm a capacidade de lidar com determinados problemas. Ou mesmo, se deparam com situações que fogem do seu controle.
Por isso, a lucratividade da empresa é um importante indicativo a ser considerado antes de investir ou manter seus investimentos nele.
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