Quem está habituado ao mercado de opções de ações, certamente já deve ter ouvido falar na estratégia conhecida popularmente como “Long”.
Ao se referir a estar Long, o investidor tem expectativas relacionadas ao futuro de determinado ativo e espera que essas expectativas sejam atingidas, para assim obter lucros com a operação.
O que é Long?
Uma Long Position, conhecida também apenas como long, é o ato de comprar um ativo financeiro com base nas expectativas de valorização em um prazo determinado pelo investidor.
É muito comum, no Brasil, os investidores utilizarem a expressão “estar comprado” em determinado ativo, para sinalizar a utilização da estratégia de long.
Portanto, ao colocar em prática a estratégia do long, muitas vezes o investidor acredita que o mercado está em um movimento de ascensão (bull market).
O termo “long” é bastante comum para quem é habituado com os investimentos no mercado de opções.
Basicamente, ao utilizar essa estratégia, o investidor assinala uma opção de compra a determinado preço corrente, o que pode gerar benefícios para o investidor se suas expectativas em relação a valorização futura do ativo escolhido sejam atingidas.
Por outro lado, o investidor que vê com maus olhos o futuro de determinado ativo, pode escolher uma opção de venda, a determinado preço, para assim obter ganhos com uma venda futura do ativo. O nome dessa estratégia, antônima ao long, é a short position.
Qual a diferença entre Long e Short?
É muito comum no mercado de opções os termos “long e short” sempre caminharem juntos.
A estratégia de Short Position consiste na opção de venda adquirida pelo investidor baseada nas suas expectativas negativas relacionadas ao valor de determinado ativo.
Assim, através de um contrato, o investidor obtém o direito de vender o ativo futuramente por um preço pré-determinado. O mesmo vale para a long position, que normalmente esta associada a compra de um ativo futuramente a um preço pré-estabelecido.
Vantagens de estar Long em um ativo
Como todas as estratégias de investimentos, é possível listar algumas vantagens associadas a utilização da estratégia Long.
- Ganhos no longo prazo;
- Menos volatilidade;
Ganhos no longo prazo
É possível obter ganhos no longo prazo com esse tipo de estratégia de investimento . Através de uma análise fundamentalista do ativo, as chances de as expectativas do investidor serem concretizadas é muito maior.
Por outro lado, para operações com objetivos de curto prazo, o caráter imprevisível da variação das cotações fornece uma grande carga especulativa para esse tipo de operação.
Por isso, normalmente investidores que ficam long em um ativo buscam uma valorização no longo prazo dos ativos o que pode oferecer um ganho significativo.
Menos volatilidade
Apesar da grande incerteza e volatilidade no curto prazo na bolsa de valores, investidores que permanecem por alguns anos com determinado ativo, tendem a sentir menos o impacto dessa variação na carteira de investimentos.
Dessa forma, indivíduos que optam por realizar uma estratégia long, tendem a investir de uma forma mais conservadora no longo prazo.
Esse artigo te ajudou a entender mais sobre Long? Deixe dúvidas e comentário no espaço abaixo.